Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro)

  • Por Romeu Kazumi Sassaki

        Prejudicados pela monumental pandemia causada pela covid-19 em todos os países, os órgãos da ONU ligados aos assuntos de pessoas com deficiência tiveram de cuidar dos assuntos mais urgentes e, com isso, foram forçados a demorar para definir o tema de 2020 referente ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

        Mas, finalmente e a tempo, aqui está a mensagem da ONU sobre a tradicional data comemorativa, que traduzi:

TEMA DE 2020:

“Construindo de novo melhor um mundo pós-covid-19 acessível, sustentável e que inclua a deficiência”.

OBJETIVO:

Promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência e agir pelo desenvolvimento e pela inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade.

PERÍODO:

Em 2020, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência será comemorado durante uma semana, de 30 de novembro a 4 de dezembro, em conjunto com a realização da 13ª sessão da Conferência dos Estados Partes à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

ADENDO:

Mais informações serão distribuídas em breve pela ONU.

Minha interpretação sobre o tema

        Nós ― todas as pessoas que estamos acompanhando o trabalho da ONU desde antes de 1993 (ano em que foi instituído o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência) e depois de 1993  ―  já havíamos começado a construir a partir de 2006 (ano em que a Assembleia Geral da ONU adotou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência) um mundo acessível, sustentável e que inclua a deficiência.

        Mas, em 2020, veio a covid-19, que impactou e interrompeu essa construção.

        O tema de 2020 é um encorajamento para que não abandonemos a construção por pior que seja a atual situação imposta pela pandemia.

        Daí o termo “de novo melhor”, que significa “continuar de modo melhor”. O termo “pós-covid-19” não se refere a “depois que a covid-19 acabar definitivamente”. Ele se refere a “o momento atual, real, em que a covid-19 ainda existe sem previsão de data para acabar”.

        Então, deste final de 2020 até 3/12/2021, vamos continuar construindo (desta vez melhor) o sonhado mundo acessível, sustentável e que inclua todas as pessoas com deficiência !!!

Um grande abraço com a esperança renovada !!!

  • Romeu Kazumi Sassaki é consultor de inclusão social em Educação, Trabalho, Terminologia

e outros temas de pessoas com deficiência.

E-mail: [email protected]