Dia Internacional das pessoas surdocegas

surdocegas

Ontem, dia 27, foi é comemorado o Dia Internacional da Pessoa surdocega. A data foi escolhida em homenagem a Helen Keller (1880-1968), que nasceu nesse dia e foi um grande exemplo de superação, se tornando escritora e ativista social norte-americana e a primeira pessoa surdocega a entrar para o ensino superior. É uma tentativa de dar visibilidade a causa.
Imaginem viver no silêncio e no escuro. Imagine viver sem saber ou poder se comunicar. Imagine viver sem ter a garantia de acesso aos direitos básicos a que todo o ser humano deveria ter. Essa é a vida de muitos brasileiros, essa é a condição de vida da maioria das pessoas acometidas pela surdocegueira.

A surdocegueira é a ausência simultânea da audição e da visão, resultando em uma deficiência singular que ocasiona a privação dos dois sentidos responsáveis pela recepção de informações à distância. Se incluem neste grupo não somente as pessoas que tem perda total destes sentidos, como também aquelas que possuem resíduos visuais e/ou auditivos, que devem ser estimulados para que suas limitações sejam a menor possível.
Os surdoscegos podem se comunicar de três formas, sendo a principal delas a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada pela comunidade surda adaptada às condições específicas da pessoa com surdocegueira.

Além dessa, outras formas de comunicação são utilizadas pelas pessoas com surdocegueira, como: Libras Tátil, Grafestesia (escrita na palma da mão), e Método Tadoma.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 23,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. As estatísticas não mostram um número oficial sobre surdocegueira, pois se acredita que estes estão inseridos nos dados de pessoas com deficiência visual e com surdez.

Segundo dados do Censo Escolar de 2021, divulgado em janeiro deste ano, na categoria Educação Especial, o país tem 578 surdocegos matriculados nas escolas brasileiras de ensino regular em diferentes estados.