Dicionário Colaborativo de Libras – Educação Inclusiva em Destaque

Sinais de Libras

A educação inclusiva, uma realidade desafiadora para os sistemas de ensino, deu origem a uma nova demanda no que se refere à Língua Brasileira de Sinais, Libras, utilizada por surdos para comunicação.

Assim como as demais línguas, a Libras está em constante evolução. Cada vez mais usuários desse sistema de comunicação adentram diferentes áreas fazendo com que, a cada dia, sejam necessários novos sinais para a expressão de novas ideias e conceitos para uma melhor fluência na comunicação e, também,  para o desenvolvimento cognitivo de alunos surdos.

Para registrar esses novos sinais, um projeto desenvolvido pelo Prof. Ronny Diogenes, professor de Libras do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) criou o COLibras – www.colibras2020.web.app , um site com um dicionário colaborativo de línguas de acesso gratuito, disponível para computadores e smartphones, onde o usuário poderá pesquisar e registrar um novo sinal, a partir do momento em que ele é criado.

Em breve disponível também como aplicativo para celulares, o objetivo do Ceres/UFRN é a criação de um banco de dados composto por sinais disponibilizados por categorias, tais como saúde, segurança, entre outros, além de diversas novas funcionalidades.

O professor de qualquer instituição nacional poderá, por exemplo, criar e compartilhar com os demais usuários sua própria categoria e cadastrar sinais que sejam específicos para o seu curso.

A iniciativa do Ceres/UFRN é mais uma importante contribuição para que os surdos possam sentir-se parte do mundo, compartilhar o mundo com o outro, poder ser e fazer parte dele.

Fonte: www.cesu.cps.sp.gov.br

Font Resize