Doação de parte do IR pode ajudar Instituições beneficentes

As pessoas físicas e jurídicas podem repassar até 6% do imposto devido ou restituído do IR e eles podem ser doados a projetos sociais.

A Laramara, por exemplo, conta com projeto para pessoas com deficiências visuais e com doações de parte de Impostos de Renda.

Quem for pagar Imposto de Renda em 2022, pode reverter parte dele em doação para instituições beneficentes. O imposto devido é calculado com base nos rendimentos tributáveis e nas deduções informadas na declaração do IR. “Muitas vezes as pessoas e empresas têm a vontade de ajudar, porém faltam recursos ou até mesmo incentivos. Por isso, a doação pelo IR é viável e nos ajuda a construir novos projetos, pois não mexe no bolso”, comenta Suellen Máximo Ribeiro, responsável pelo setor de Projetos da Laramara.
A Associação precisa neste ano arrecadar R$ 1.944.187,69 para junto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA SP – realizar o projeto “Alicerces para toda vida, desenvolvimento para toda sociedade”, que tem o intuito de garantir os direitos das crianças com deficiência visual ao atendimento especializado, durante toda a primeira infância, que vai de 0 a 6 anos. O objetivo é auxiliar 505 crianças e jovens com cegueira, baixa visão e disfunção neuromotora de todo o Brasil.

Como doar

A legislação permite que até 6% do imposto devido seja convertido em doação no momento da entrega da declaração. Mas você precisa ter optado pelo modelo completo de tributação. Os valores pagos serão retidos por entidades federais, estaduais e municipais, que repassarão para a organização de destino escolhida. Por isso é muito importante que você avise a instituição sobre a doação.

Para doar é simples, confira abaixo o passo a passo.

– Basta acessar o programa da receita federal e clicar na aba “Doação Direto na Declaração”;
– Feito isso, clique na aba “Novo”;
– Em seguida escolha o fundo que deseja doar (mas não é possível doar para uma entidade específica. Assim que a doação for selecionada, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que precisa ser pago até o último dia de entrega da declaração, junto com o Imposto de Renda).
– Depois de doar, o próprio programa da receita gera o Darf, que é a guia de arrecadação fornecida ao doador.

No último estudo divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – em fevereiro de 2021, eram 231 mil ONGs registradas no Brasil. Essas organizações que não recebem dinheiro do governo para o desenvolvimento de suas ações dependem de doações de empresas e pessoas físicas.

Projeto beneficiado

O projeto desenvolvido pela Laramara, será realizado por meio de avaliações e atendimentos, dando apoio à família e à escola, em atividades regulares semanais, desenvolvidas com o acompanhamento da equipe técnica especializada da Associação.

A ação ocorrerá na sede da Laramara, um local totalmente acessível para as crianças com cegueira, baixa visão e disfunção neuromotora. O local ainda tem fácil localização por ser em região central e bem próxima aos transportes públicos.