É SÓ ACREDITAR, INCENTIVAR, ENSINAR… E O RESULTADO VEM!!!!

Cristiane Zamari Diogo (Cris Zamari)

·         Por Cristiane Zamari Diogo (Cris Zamari) @criszamari

Coisas que aprendo diariamente com o Be enquanto acho que estou apenas ensinando: se você realmente deseja alcançar qualquer objetivo, primeiro é preciso acreditar que vai alcançá-lo.

O incentivo deve vir com uma dose de persistência e tolerância (no sentido de respeitar e compreender o modo de processamento de cada um) porque nem sempre o resultado é imediato e igual para todos e temos o costume de ser imediatistas e ter muita pressa em ver o resultado final.

Estamos sempre fora da zona de conforto quando nos deparamos com o “diferente”, e isso nos desestabiliza, e por consequência não temos paciência de esperar o retorno, muitas vezes fazendo por ele ou desistindo de oferecer a informação ou o estímulo.

E às vezes só precisamos observar para ajustar e readequar algumas ferramentas no meio do caminho, priorizando sempre o destinatário. Contudo, antes de pensar em alterar o percurso numa decisão imediatista de “ver” o resultado, é preciso acreditar que diante do estímulo e das ferramentas oferecidas, a compreensão vai passando por um processo de construção até se consolidar de forma que se demonstre o que se aprendeu.

Mas não significa que antes de externalizar não está havendo a aquisição do conhecimento através do aprendizado.

Os ensinamentos e informações recebidas se constituem a partir do momento em que vão se acomodando em nosso sistema e começando a fazer algum sentido para nós. E então nos apropriamos daquele conhecimento. Isso não está relacionado especificamente com a síndrome de Down ou outra deficiência de caráter cognitivo/intelectual.

Isso é característica inerente de todos nós.

Quando iniciarmos essa consciência a partir do processo de construção do conhecimento, compreenderemos o quanto todos somos igualmente diferentes, ou diferentemente iguais.

·         Cristiane Zamari Diogo(Cris Zamari), mãe do Bernardo – com Síndrome de Down é Coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência na Prefeitura Municipal de Santos/SP e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santos/SP. No Instagram @criszamari e no Facebook @Cristiane Zamari Diogo

Font Resize