ELEIÇÕES 2020 SISTEMA REAÇÃO reúne informações sobre PCD e as Eleições 2020 por todo o Brasil

Nas eleições 2020 as pessoas com deficiência representaram, segundo o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, 0,64% do eleitorado nacional. Esse grupo do eleitorado soma 1.158.405 cidadãos que estavam aptos a votar.

Em 2016 os eleitores com deficiência eram 598.314. Houve, portanto, uma evolução de mais de 93% no número de eleitores com deficiência. É importante destacar que os dados consideram a declaração do cidadão no momento em que se registrou como eleitor, ou seja, não significa que houve um aumento na quantidade de pessoas com deficiência no Brasil.

Desde segunda-feira, 16/11, a Revista Reação vem divulgando matérias com informações das pessoas com deficiência eleitas por todo o Brasil, assim como o resultado obtido por aqueles que não estão eleitos até o fechamento desta matéria. Na cidade de Pelotas / RS, por exemplo,  Sidnei Matias Fagundes obteve 1065 votos, mas aguarda uma decisão do TSE! Dependendo da sentença, ele pode assumir uma cadeira na Câmara Municipal. Por enquanto está como suplente.

LIVE TV REAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira, 19, a Revista Reação, através da página no Facebook @revista.reacao reuniu candidatos eleitos de diferentes regiões do Brasil. A entrevista foi feita por Rodrigo Rosso. Participaram da LIVE Willian Veloso (vereador eleito em Goiânia/GO), Wander Saraiva (prefeito eleito em Abadia de Goiás/GO), Cássio Reis (vereador eleito em Ituberá/BA), André Bandeira (vereador reeleito em Piracicaba/SP) e Tércio Tinoco (vereador eleito em Natal/RN). A entrevista contou com a participação de Alisson Julio (vereador eleito em Joinville/SC).

DISPUTA PELO EXECUTIVO

Em Brotas/SP, João de Jesus, cadeirante, foi candidato a vice prefeito. Obtiveram 36,34% dos votos válidos e ficaram em segundo lugar na disputa municipal, com 4.297 votos. Leca Berto foi candidata à chefia do Poder Executivo. O primeiro lugar venceu a disputa com uma diferença de 70 votos.

VEREADORES ELEITOS PELO BRASIL

Carazinho / RS – Fabio Zanetti foi reeleito com 950 votos. Ele é Membro da Diretoria da ACADEV – Associação Carazinhense para pessoas com deficiência visual. “Obrigado pela confiança de cada um de vocês que depositou em mim, a esperança de dias melhores e de uma sociedade mais justa e principalmente inclusiva! Foram 950 votos e eu reafirmo meu compromisso com toda comunidade Carazinhense, como sempre fiz desde o início de minha vida pública! Muito obrigado, Deus nos abençoou!”

Pato Branco / PR – Professor Rafael Celestrin foi eleito com 885 votos. “Agradeço a todos que acreditaram em meu potencial, meu muito obrigado pelo apoio, pela dedicação e essa multiplicação de votos que fez toda a diferença! Como eu comentei em minha campanha: Se é para entrar e for apenas mais um lá dentro, pois então que eu não entre. Quero entrar para fazer a diferença! Agora poderemos além de a fazer, mas sim, ser a diferença!!! Sou muito grato a todos vocês que confiaram em minha pessoa, que me deram seus votos de confiança. Agora vamos lá, juntos somos mais fortes, e revolucionaremos esse nosso quadro político atual!!!”

São Manuel / SP – João Paulo Piovan foi reeleito com 668 votos. “Quero aqui agradecer primeiramente a DEUS por me dar saúde e sabedoria em mais está caminhada. Agradecer imensamente a minha esposa, aos familiares, amigos e simpatizantes que estiveram do meu lado me apoiando e ajudando na divulgação do meu trabalho. Muito obrigado a todos que depositaram os  668 votos de confiança”.

São Miguel / RN – José Nelto de Carvalho, com deficiência visual, foi eleito vereador. “Quero agradecer aos 591 eleitores que confiaram no meu trabalho e no meu potencial. E que estiveram comigo desde o início desta minha caminhada.  Na busca de fazer o bem sem olhar a quem, nunca foi obstáculo mesmo diante da minha deficiência. Desafios ficou para ser superados, Sonhos ficou para serem realizados e para vencer basta ter força de vontade”.

São Manuel / SP – Rubens Izidoro – eleito com 488 votos. “Venho agradecer a cada cidadão e cidadã que creditou em mim. Fizemos uma política limpa, apresentando ideias e mostrando a população que o desejo de servir a nossa querida cidade é maior do que qualquer interesse próprio.  Vou me dedicar ao máximo para fazer valer a pena cada voto recebido, e conto com a participação de toda a população nestes próximos 4 anos que passaremos juntos, fiscalizando as ações do executivo e sua administração, buscar novos recursos para a cidade, analisar e aprovar projetos e ideias do executivo e também do legislativo, que beneficiem toda a nossa população, e o crescimento de nossa cidade. Contem comigo, pois tenho certeza de que juntos realizaremos um ótimo trabalho, colocando nossa cidade no caminho do desenvolvimento e da prosperidade!!”.

Apiaí / SP – Paulo Tsujimoto foi eleito  363 votos . “Queria agradecer a todos que me apoiaram e torceram por mim nessas eleições. Queria deixar um recado a toda Apiaí: Amo Apiaí. É um sonho realizado. Por Apiaí lutarei para o bem comum de todos. Apiaí, de coração, obrigado por essa oportunidade. DEUS os abençoe!”

Araçoiaba da Serra / SP – Leandro Portella foi eleito com 341 votos. “Sem palavras para agradecer tanto carinho! Essa vitória é nossa, agradeço os 341 votos e a chance de poder trabalhar por Araçoiaba da Serra!

(Relação com outros candidatos já foi publicada em matérias desde a última segunda-feira, 16/11)

CANDIDATOS POR TODO O BRASIL QUE DISPUTARAM AS ELEIÇÕES, MAS NÃO FORAM ELEITOS

Gravataí / RS – Patricia Lisboa – 1.085 votos

Pelotas / RS – Sidnei Matias Fagundes – 1065 votos (aguarda decisão do TSE! Dependendo da decisão, pode assumir uma cadeira na Câmara Municipal)

São Luís / MA – Priscila Selares – 604 votos

Salvador / BA – Antônio Carlos Barbosa – 556 votos

São Luís / MA – Isabelle Passinho – 553 votos

Porto Alegre / RS – Liza Cenci – 538 votos

Paulista / PE – Irmão Kleber – 458 votos

Florianópolis / SC – Hudson Pires Chiquinho – Professor Chiquinho – 442 votos

Nova Iguaçu / RJ – Max Moraes da Silva – 381 votos

Petrópolis / RJ – Pedro Fernandes – 342 votos

Catu / BA – Amanda Brito Orleans – 332 votos

Florianópolis / SC – Rodrigo Tramonte – 320 votos

Campinas / SP – Cris Mendes  – 307 votos

Itapevi / SP – Rosa Silva – 301 votos

Franca / SP – Wellington Cadeirante – 280 votos

Patos / PB – Jossely Oliveira – 260 votos

Carapicuíba / SP – Sandrinha COLETIVONÓS – 259 votos

Piracicaba / SP – Jonas Silva – 218 votos

Nova Iguaçu / RJ – Everton Sampaio – 189 votos

Manaus / AM – Professor Ricardo Souza – 125 votos

Araguaína / TO – Edu Alves – 123 votos

Breu Branco / PA – Marcio Dourado de Macedo –  108 votos

Araraquara / SP – Dayana Beatriz – 105 votos

Mossoró / RN – Thiago F. de Queiroz – 98 votos

Cascavel / PR – Patricia Reis – 96 votos

Ourinhos / SP – Léia Brisola da AADF – 94 votos

Cambuí / MG – Paulo Henrique (Gigante)  – 87 votos

São Luís / MA – Etevaldo Santos – 76 votos

Belford Roxo / RJ – Professor Zé Antonio – 67 votos

São José de Ribamar / MA – Abraão de Ribamar  – 65 votos

Jequié / BA – Sabrine Ribeiro – 62 votos

Colombo / PR – Luiz Vanderlei  – 55 votos

Paço do Lumiar / MA – Leninha – 55 votos

Parnamirim / RN – Toinho Fonseca – 43 votos

Paulínia /SP – Valdinery de Mira – 38 votos

São Gonçalo do Amarante / RN – Marcondes Cruz – 33 votos

Igualpe / SP – Silvanei – 29 votos

Resende / RJ – José Gomes – 25 votos

São Miguel do Gostoso / RN – Geovanio Bello – 24 votos

Ferraz de Vasconcelos / SP – Karlla Marcelino – 16 votos

Nova Friburgo / RJ – Marciano dos Santos  – 13 votos

São José de Ribamar / MA – Divaldo Falcão – 13 votos

Pirapora do Bom Jesus / SP – Franciane Rodrigues – 13 votos

Timon / MA – Gil do Lourival Almeida – 7 votos

(Relação com outros candidatos já foi publicada em matérias desde a última segunda-feira, 16/11)