Em SP, Projeto “SMPED na Ativa” amplia comunicação entre secretaria e as pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da capital paulista  iniciou em junho uma série de Lives para debater temas relacionados às pessoas com deficiência e também apresentar o andamento das ações desenvolvidas pela pasta.

Segundo a titular da secretaria, Silvia Grecco, o projeto denominado “SMPED na Ativa” nasceu com o objetivo de ampliar a interação entre o órgão e as pessoas com deficiência da capital paulista.

“Pensamos em organizar essas lives para criar um canal direto de conversa com as pessoas com deficiência, trazendo todas as semanas temas focados nas reivindicações e políticas públicas relacionadas às necessidades das pessoas com deficiência”, explicou.

“Outro ponto importante dos encontros será a oportunidade de falarmos e prestarmos conta para a população de todas as ações que estamos desenvolvendo dentro da SMPED. A pandemia vem impedindo encontros, eventos e reuniões presenciais com grande número de pessoas e precisamos buscar alternativas para seguir dialogando com as instituições e com toda população paulistana”, completou a secretária.

Entre a programação de junho, já estão confirmadas quatro lives.

A primeira delas foi realizada no dia 6 de junho com o tema: “Ampliação do Teste do Pezinho – Diagnosticando Doenças Raras”.

Já no dia 14, dois dias após o Dia dos Namorados, às 19 horas, será realizado a live: “Sexualidade, Deficiência e Seus Mitos”. Os convidados falam sobre temas como a proteção familiar durante a descoberta da sexualidade e a invisibilidade da sexualidade da pessoa com deficiência. Participam da live as influenciadoras digitais, Paula Ferrari, Luciana Viegas, Malu Dini e Edmur Cotrim.

Outras duas lives também estão programadas para o mês de junho. No dia 18, data que celebra o Orgulho Autista, acontece o evento “Protagonismo Autista”, que terá a proposta de garantir o lugar de fala da pessoa autista. A live será às 15 horas e os participantes serão anunciados nos próximos dias. A mediação será realizada pela secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

“Muitas vezes as discussões sobre o autismo, são realizadas sem os principais interessados que são os autistas. Eles acabam sendo silenciados e nossa ideia é exatamente ouvir o que eles têm a dizer. Por isso, todos os convidados são pessoas autistas que romperam as barreiras impostas pela sociedade e hoje ocupam papel de destaque na sociedade”, pontua Silvia Grecco.

Por fim, encerrando a programação do “SMPED na Ativa” de junho, está prevista uma live de celebração ao dia do Orgulho LGBTQI+. O evento acontece no dia 29, às 15 horas.

Todas as lives serão transmitidas pelo canal do youtube (@inclusãosp) e pelo facebook (@smpedsp) da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Além de ampliar a interação entre as pessoas com deficiência da capital paulista, o projeto também oferece oportunidade para todos os paulistanos conhecerem um pouco mais desse segmento, sempre buscando a cooperação para que São Paulo seja uma cidade mais igualitária e inclusiva à todos.

Font Resize