Em SP, terminais de ônibus recebem intervenções artísticas para celebrar Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para antecipar a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza nos dias 18 e 25 de novembro, nos terminais de ônibus da capital, intervenções artísticas com o bailarino, coreógrafo e diretor Marcos Abranches.

A iniciativa busca conscientizar a sociedade para essa data que historicamente reivindica direitos, inclusão, igualdade de oportunidades e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

O artista Marcos Abranches vai apresentar o espetáculo “Palhaço”, uma dramaturgia corporal desenvolvida por ele. A obra, que traz elementos do teatro e da dança, é uma crítica aos padrões de beleza que na figura do Palhaço, e da comédia, ressalta a importância do riso e do humor na vida humana.

A programação acontece no dia 18, das 16h30 às 17h no Terminal Mercado e em 25/11 no Terminal Grajaú.

Essa ação faz parte de um conjunto de eventos que a SMPED preparou até o dia 4 de dezembro.

Sobre Marcos Abranches

É bailarino, coreógrafo e diretor da MARCOS ABRANCHES & CIA. O artista tem paralisia cerebral e utiliza a deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal. Iniciou a carreira em 2002, na Cia. FAR 15, onde atuou em espetáculos como: “Senhor dos Anjos”, “Jardim de Tântalo” e “Metamorfose”, de Franz Kafka, trabalhos dirigidos e coreografados por Sandro Borelli.

Em 2007, Marcos iniciou a carreira solo e inaugurou a própria companhia de dança. Incentivado por Phillipe Gemet, desenvolveu um trabalho coreográfico com mais duas bailarinas que resultou na peça Desequilíbrio, que posteriormente transformou-se em um espetáculo solo, com mais de 100 apresentações em palcos nacionais e internacionais da Europa.

Suas principais obras apresentadas são: O Grito, Canto dos Malditos, Corpo sobre Tela e O Idiota. Em 2021 teve seu filme lançado: “O Artista e a Força do Pensamento”, sob direção de Elder Fraga – ganhador do prêmio de Melhor Filme de Longa-metragem da 6ª Mostra Internacional de Cinema de Santos.

 

Serviço:

Intervenção Artística, Palhaço

Data e hora: 18 de Novembro das 16h30 às 17h
Local: Terminal de ônibus Mercado
Endereço: Avenida do Estado, 3550, Sé

Data e hora: 25 de Novembro das 16h30 às 17h
Local: Terminal de ônibus Grajaú
Endereço: Rua Giovanni Bononcini, 77, Grajaú

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência