Empresas referência em inclusão: o cenário do mercado de trabalho para PcD

Embora exista a Lei de Cotas garantindo a contratação de 2% a 5% de PcD em empresas a partir de 100 funcionários, o cenário atual de trabalho ainda está longe da inclusão necessária. Segundo a pesquisa “Expectativas e Percepções sobre o Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência 2017”, realizada pela I.Social, 88% dos empregadores entrevistados afirmaram que só contratam os funcionários para cumprir a cota. Mesmo com esse cenário, ainda é possível encontrar empresas que têm uma cultura inclusiva e contratam pessoas com deficiência para além da cota determinada pela lei.

O trabalho de ONGs com o foco em desenvolver um ambiente inclusivo no mercado de trabalho para PcD ajuda a reduzir a distância deste público até a oportunidade de um emprego. A ASID, Ação Social para Igualdade das Diferenças, é uma dessas instituições que trabalham diariamente na mudança do panorama de inclusão brasileiro. Com a produção de palestras, webinários e e-books, ela busca informar a população, sobre os benefícios da inclusão. “Nossa missão é contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, o que envolve transformar as empresas em locais mais inclusivos e diversos”, afirma, Alexandre Amorim, diretor executivo da ASID.

Devido a troca de informações sobre o assunto, já é possível encontrar empresas que entendem o potencial das PcD, incluem esse grupo de maneira correta e se destacam no mercado como empresas inclusivas. Uma delas é a Magazine Luiza, que desde 2013 tem seu programa próprio de inclusão. A marca oferece treinamento e sensibiliza seus colaboradores para receberem corretamente e valorizarem ao máximo o potencial dos funcionários com deficiência.

Outra empresa que se destaca neste ramo é a Natura. Ela conta com uma meta anual de contratação de funcionários com deficiência, superior à cota exigida por lei. Além de oferecer cursos de libras para todos funcionários.

Com a missão de popularizar as informações sobre a inclusão deste grupo no mercado de trabalho, a ASID está divulgando uma série de vídeos com o nome de “Informações Inclusivas”. A série conta com seis episódios, divididos entre os meses de setembro e outubro, partilhando informações sobre assuntos cruciais para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O “Informações Inclusivas” pode ser visto pelo canal do Youtube da ASID Brasil (ASID Brasil) e pela página do Facebook (ASID Brasil), além de ser divulgado nas redes sociais do Grupo Volkswagen. Todos os conteúdos estão disponíveis gratuitamente para o internauta, com legendas simultâneas e intérprete de libras.

REDES SOCIAIS

Instagram: @asidbrasil 
LinkedIn: ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças 
Youtube: https://www.youtube.com/asidbrasil