Empresas Siemens, no Brasil, passam a integrar o Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência

Divulgação

Criar um ambiente de trabalho mais inclusivo é um dos pilares de atuação da Siemens. Com esse objetivo, a empresa dá um importante passo ao integrar o Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência junto à Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (Reis).

Essa iniciativa é uma das ações da companhia voltadas a transformar a vida das pessoas que necessitam de cuidados especiais. A assinatura da carta contou com a presença dos CEOs e CFOs das empresas Siemens.

“Equipes diversificadas são equipes melhores, pois ampliam a forma de pensar das pessoas. Se todos pensarmos da mesma maneira para inovação, por exemplo, que é o DNA da Siemens, nosso propósito não acontece. Por isso buscamos dar oportunidades para todos, visando criar um ambiente de trabalho cada vez mais plural e inclusivo”, afirma Willy Hanisch, líder do pilar Pessoas com Deficiência, que integra o Programa DiverSifica, das Empresas Siemens.

A companhia também realizou diversas ações voltadas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Na TV Corporativa, que é transmitida nas unidades da Siemens, foi veiculado um vídeo explicando a importância da data, e a unidade Anhanguera, em São Paulo, adotou a cor púrpura em alusão ao dia em ação coordenada globalmente com as Siemens de outros países.

Os funcionários da Siemens também tiveram a oportunidade de acompanhar a experiência de vida que foi compartilhada por dois palestrantes, sobre a importância da inclusão. A primeira delas com o paratleta Cristian Westemaier, que começou a treinar com apenas 4 anos de idade e hoje é o 5º melhor no ranking mundial de ski cross country, sendo vice-campeão do circuito de copas do mundo da temporada 2019/2020.

A segunda palestra foi com a consultora especializada em inclusão e diversidade no mercado de trabalho, Andrea Schwarz, que é autora de 3 livros e foi eleita Top Voice, no LinkedIn, como uma das pessoas mais influentes e relevantes da rede social em um universo de mais de 40 milhões de usuários.  

Novas ações

Para ser ainda dia mais inclusivas, as empresas Siemens já preparam outras duas iniciativas visando melhorar o ambiente de trabalho para as pessoas com deficiência. A primeira delas será a adoção voluntária de símbolos de acessibilidade na assinatura do email, para ajudar a indicar que o colaborador possui alguma deficiência. Outra ação será a realização de melhorias na acessibilidade dos sites fabris da companhia no País.

Essas medidas vão se somar às ações já realizadas pelas empresas Siemens nos últimos anos, como realização de cursos, palestras e leituras voltadas ao tema; diagnóstico das necessidades, expectativas, dificuldades e estrutura junto a esse público; implementação do banco de talentos para pessoas com deficiência; homologação dos escritórios em relação à acessibilidade, de acordo com a legislação vigente; criação de um canal de e-mails para o recebimento de ideias e sugestões de todos os colaboradores; e adesão da companhia na plataforma Oportunidades Especiais (divulgação de vagas, busca de candidatos, treinamentos e workshops).

Font Resize