Ericsson do Brasil: muito além da cota!

Shutterstock

A Ericsson, empresa sueca, que opera no Brasil há mais de 95 anos, é uma das principais protagonistas no saltos tecnológicos registrados no país e no mundo, reconhecida mundialmente como líder e referência em tecnologia, sendo pioneira na implementação do 5G nos cinco continentes. E também por ser uma empresa muito comprometida com as questões de inclusão social.

barra de anuncio da revista

“Na Ericsson, a discussão e as práticas de diversidade e inclusão não são proforma. Elas estão no dia a dia da empresa e na agenda positiva dos líderes e gestores, com foco na promoção de ferramentas que auxiliam o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores em diferentes grupos”, diz Silvio Paciello, vice-presidente da área de Gestão de Pessoas da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. Segundo ele: “as iniciativas de inclusão da Ericsson nos permitem participar ativamente de um momento único na vida de milhões de pessoas com deficiências à medida que lhes oferecemos possibilidades reais de crescimento, valorização e respeito. De forma gradativa, estamos aprendendo a entender, lidar e respeitar suas frustações, seus medos e limitações, e isso é muito importante pois, só assim, podemos fazer uma inclusão genuína em que todos são beneficiados – porque a inclusão é, sem dúvida, uma via de mão dupla para quem aprende e para quem ensina. Como sociedade, ainda temos muito trabalho pela frente, muitas barreiras, muitas dificuldades de infraestrutura, mas entendo que estamos no caminho certo”, celebra o executivo.

Assine nossa Newsletter

Newletter

“No passado, sempre foi muito comum ver empresas contratando PcD para cumprir a cota e atender a legislação. Quando nós idealizamos o Programa de Inclusão dessa comunidade na Ericsson, tínhamos  um objetivo muito maior: queríamos atrair, desenvolver e principalmente reter os talentos. No projeto, nós acompanhamos o desenvolvimento de cada profissional contratado, com alinhamento com os gestores e treinamentos periódicos para capacitação técnica e também comportamental. Tivemos contratados que nunca haviam tido a oportunidade de trabalhar em uma empresa de grande porte, não conheciam o mundo corporativo e, a partir do programa da Ericsson, puderam dar esse importante passo em suas jornadas profissionais e hoje estão  capacitados para qualquer desafio. Muitas pessoas não se achavam capazes de frequentar uma universidade contudo, após ingressarem no programa, se sentiram motivadas, conquistaram graduações e hoje vislumbram voos altos. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa desde o início ! A realização de cada contratado e o feedback de cada gestor são elementos motivadores para todos nós”, disse Celia Carvalho, assistente social e gestora do programa de PcD na Ericsson para o Brasil.

 

Reforçando a dedicação

Em 2020, como parte do Programa de D&I implementado no Cone Sul da América Latina, a Ericsson criou um grupo de trabalho dedicado a discutir e promover ainda mais a inclusão de pessoas com deficiências, que trabalham para eliminar barreiras, contribuir para o desenvolvimento profissional e promover pluralidade, acolhendo quaisquer diferenças.

Desde sua idealização, o pilar PcD vem contribuindo para proporcionar qualidade e suporte na realização das atividades profissionais de seus integrantes, realizando ações próximas de conscientização e ouvindo os colaboradores para saber quais as necessidades e pontos para realizar melhorias. “As pessoas compartilham situações vivenciadas e nós conseguimos identificar melhorias, fortalecendo a conexão e empatia com a empresa, e provocando discussões e a ressignificação do que é ‘normal’ para cada um. Temos conseguido levar informações para as pessoas, de modo que elas se sintam acolhidas com suas respectivas diferenças, garantindo acessibilidade para todos – por exemplo, pensando se a altura do bebedor está adequada inclusive para cadeirantes; se o alarme do incêndio está adequado para alertar pessoas tanto com deficiência visual ou auditiva; dentre outros exemplos de acessibilidade no ambiente de trabalho”, diz Camila Rodrigues, líder do grupo de trabalho. Segundo ela, esse é apenas o começo, os passos mais básicos.

“A Ericsson tem trabalhado em várias frentes, com o compromisso de gerar um ambiente que seja percebido como inclusivo pelos colaboradores, e de aumentar o senso de pertencimento e a conexão com a empresa e seus valores. E isso vai muito além de cumprir com a cota de contratação de pessoas com deficiência estabelecida pela legislação de alguns países”, ressalta ela.

 

Acompanhe alguns depoimentos de colaboradores PcD da Ericsson

 

Camila de Souza Silveira 

Analista de Comunicação e Branding

Trabalha na Ericsson há 1 ano

“O Pilar de Pessoas com Deficiência, dentro do comitê de Diversidade e Inclusão, têm sido instrumento fundamental para garantir acolhimento e compartilhamento de experiências e pontos de vistas diferentes de quem está há mais tempo na Ericsson”.

 

Kelly Ferreira

Analista de RH

Trabalha na Ericsson há 7 anos e 4 meses

“A Ericsson é uma empresa que disponibiliza diversas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, temos à nossa disposição, ferramentas para aprimorar nosso conhecimento técnico, bem como, diversos profissionais em diversas áreas da empresa que nos auxiliam em dúvidas e ajudam no nosso desenvolvimento”.

 

Erica Cristina Bernardo Fozatto

Assistente Administrativo

Trabalha na Ericsson há 6 anos

A Ericsson é uma empresa que oferece ferramentas, cursos e palestras, além de oportunidades de promoções conforme a evolução profissional”.

 

Wallace Welton Fabri Soares

Assistente Administrativo

Trabalha na Ericsson há 5 anos

“Nunca sofri discriminação nem limitações e procuro sempre buscar apoio caso necessite. Em reuniões do time, exponho ideias que possam contribuir e, na maioria das vezes, minhas ideias são aplicadas, me sinto valorizado e motivado a sempre contribuir mais”.

 

Debora Cristiane dos Santos Fernandes

Analista Administrativa

Trabalha na Ericsson há 10 anos

“Trabalhar na Ericsson é trabalhar com liberdade, ter autonomia para executar um bom trabalho, para termos a resolução dos problemas e tomar decisões, fazer a mudança acontecer”.

 

Renivado Ferreira Malaquias

Financial Assistant

Trabalha na Ericsson há 10 anos

“Fazer parte da Ericsson me traz uma gratidão imensa ! Aqui somos desafiados a cada dia para sermos melhores, vencer obstáculos, buscar sonhos e ter coragem para enfrentar qualquer dificuldade !” 

 

Rogério Paradela dos Santos

Analista de Suporte

Trabalha na Ericsson há 2 meses

“Na Ericsson, cada dia conta. Você aprende diariamente a buscar soluções, dialogar e trabalhar em equipe. É muito agradável trabalhar na Ericsson ! Sinto sinceramente que aqui tenho uma oportunidade a mais de crescimento”.

 

Adriana Pereira de Souza        

Strategic Sourcing Manager

 Trabalha na Ericsson há 7 anos

“A Ericsson é uma excelente empresa para se trabalhar, a empresa age assiduamente para igualdade entre as pessoas. Os gestores são acessíveis e impulsionam a melhoria contínua do time, dando feedbacks constantes”.

 

Cássio de Almeida Leite

Coordenador de Operações

Trabalha na Ericsson há 10 anos e 3 meses

“Na Ericsson, percebo que o objetivo principal não é apenas preencher a cota de PcD prevista em lei, mas sim, o de cumprir o seu papel na sociedade, dando oportunidade, desenvolvendo pessoas e constantemente promovendo um ambiente de respeito às diversidades como ferramenta de inclusão, tornando-nos pessoas e cidadãos melhores”.

 

Luciano Marinho

Order and Delivery Management e Analista de Logística

Trabalha na Ericsson há 6 anos

“A Ericsson é uma empresa excepcional ! Desde que ingressei na companhia, pude sentir o espirito de companheirismo presente em sua cultura organizacional”.

Font Resize