“Escolas Unificadas: Faça parte dessa história”

escolas unificadas

Acaba de chegar o livro: “Escolas Unificadas: Faça parte dessa história”. A “Olimpíadas Especiais Brasil” apresenta o seu primeiro livro.

A OEB atua há 34 anos no Brasil capacitando e ajudando no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte e desenvolveu o material com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro/RJ e de Arcoverde/PE.

A publicação traz expressões artísticas e textuais de alunos com e sem deficiência de 13 escolas da rede pública de ensino, sendo 11 no Rio de Janeiro – 10 delas são Escolas Especiais, escolas que antes só atendiam pessoas com deficiência, mas atualmente já trabalham com inclusão e a décima primeira possui salas exclusivas para o público – e 2 em Arcoverde. As escolas selecionadas para participar do livro fazem parte, junto com outras 144, do programa Escolas Unificadas das Olimpíadas Especiais Brasil.

Ao todo foram 118 desenhos, colagens e frases feitos individual ou coletivamente por crianças e jovens. Dentre todas, a criação do aluno Daniel Ramos Feitosa de Sousa, da Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino, foi selecionada para ilustrar a capa do livro “Escolas Unificadas: Faça parte dessa história”.

A Special Olympics conta, em nível local e global com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, conta com nomes como os jogadores de futebol: Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, os jogadores de vôlei Jakie Silva e Giba, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca.