Estudantes de São Paulo participam de projeto que possibilitou a vivência dos esportes paralímpicos

Começou na última terça-feira, 24 de agosto, os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Foram 13 dias em que atletas do mundo inteiro disputaram medalhas em 22 modalidades. As competições aconteceram até o dia 05 de setembro e essa foi a primeira vez que os jogos paralímpicos ocorreram nas mesmas arenas onde os eventos dos jogos olímpicos foram realizados.

Foram 22 modalidades em disputa, divididas em diversas classes funcionais. Cada modalidade tem sua própria estrutura de classificação, englobando siglas referenciando os esportes ou as deficiências e números que indicam o grau de comprometimento dos respectivos atletas. Foram elas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo de pista, ciclismo de estrada, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.

Os alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, sob responsabilidade dos professores de Educação Física, Nicole Kurtz Alonso e Maurício Segatto Lourenço, do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP),  participaram de um projeto que promoveu a vivência em algumas modalidades paralímpicas.

Além de pesquisar sobre a origem, os esportes praticados e as regras das Paralimpíadas, os alunos tiveram aulas práticas de vôlei sentado, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas, goalball e de atletismo (com vendas).

“É muito importante que eles não fiquem apenas na teoria e vivenciam a garra e as dificuldades das pessoas com deficiência na prática esportiva. As atividades permitem aos alunos ter discernimento para compreender melhor sobre respeito, empatia e acessibilidade”, explica o professor Maurício Segatto Lourenço.

Nicole e Maurício pretendem, ainda, levar uma equipe de basquete em cadeira de rodas e vôlei para surdas para que possam interagir com os estudantes, respeitando os protocolos de combate à Covid-19.

“Além disso, vamos tentar promover, mesmo que de forma online, alguns bate papos entre os alunos e atletas com deficiência. Entendemos que é uma forma dos jovens compreenderem que é possível essa inclusão social. Plantamos uma semente para que ocorra maior engajamento e interesse aos esportes paralímpicos”, afirma Nicole Kurtz.

A Paralimpíada de Tóquio contou com cerca de 4,3 mil atletas de 165 países. A delegação brasileira foi composta por 259 atletas.

 

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.