EUA em alerta: Poliomielite em Nova York!

polio NY

A doença havia sido declarada erradicada nos EUA desde 1979, porém, um jovem adulto não vacinado da cidade de Nova York contraiu recentemente poliomielite. Este foi o primeiro caso nos Estados Unidos em quase uma década, informaram autoridades de saúde. Isso veio à tona na semana passada em todos os jornais e tomou conta das redes sociais.

As autoridades americanas disseram que o paciente mora no condado de Rockland, e desenvolveu paralisia. Ele teve sintomas há um mês e não viajou recentemente para fora do país, o que tranquiliza um pouco a todos, tanto em território americano como em todo o mundo.

A pólio já foi uma das doenças mais temidas dos EUA, com surtos anuais causando milhares de casos de paralisia, muitos deles em crianças.

As vacinas contra a doença ficaram disponíveis a partir de 1955, e uma campanha nacional de imunização reduziu o número anual de casos para menos de 100 na década de 1960 e o número foi diminuindo até ser declarada erradicada antes mesmo da década de 80 nos EUA.

Que o ocorrido sirva de exemplo a todo o planeta ! Por isso a vacina é ESSENCIAL ATÉ HOJE e todas as campanhas em todo o mundo devem ser respeitadas. No Brasil, é bom lembrar que muitos pais em função da pandemia, em 2020 e 2021, deixaram de levar seus filhos aos postos de saúde. Fica o alerta ! A rede pública dá a vacina gratuitamente nos postos. Não deixem de vacinar seus filhos !