logo revista reação
Pesquisar

Exposição itinerante em SP em ônibus adaptado

Por: admin

Um dos mais conhecidos muralistas brasileiros, o artista plástico Eduardo Kobra, percorreu 13 diferentes regiões da capital paulista com a exposição itinerante “Galeria Circular”, que transformou um ônibus em galeria de arte. O veículo é do mesmo modelo dos que circulam na capital. Foi cedido por uma empresa e totalmente adaptado. Bancos foram removidos, um telão exibiu um documentário com a história do artista durante a mostra e teve uma iluminação especial.

Em entrevista, o artista afirmou que começou seu trabalho na periferia de São Paulo/SP. “Foi aqui que eu passei todos os desafios, todas as lutas, mas foi justamente a periferia que me proporcionou toda a experiência. Então eu tenho uma eterna gratidão por tudo que eu aprendi”, afirmou Kobra.

A exposição foi gratuita e percorreu os bairros paulistanos do Campo Limpo, Grajaú, Paraisópolis, Itaquera, Vila Madalena, Vila Guilherme, Brasilândia, Heliópolis, Cidade Tiradentes, Jardim Noronha, Bom Retiro e a Av Paulista.

Kobra disse que: “o ônibus foi prioritariamente escolhido por atender as necessidades das pessoas com deficiência e o fluxo do projeto foi feito para poder receber os cadeirantes – tanto na entrada como na saída. O cadeirante teve um lugar especial para assistir o telão. Pensamos numa disposição que integrasse qualquer pessoa, inclusive as com deficiência”.

O projeto foi à primeira exposição do artista realizado no Brasil. Ele já realizou outras duas no exterior. “É um desafio, principalmente porque o ônibus é um espaço muito restrito, então as obras são ainda menores. Nesses 30 anos eu estou podendo voltar para cá agora, trazendo as minhas obras na raiz da minha história. E agora eu já passei por cinco continentes. Já pintei em cerca de 40 diferentes países. Acho que a beleza da arte pública é estar ao acesso de todas as pessoas”, garante o artista.

Pular para o conteúdo