Extraindo o melhor de 2020

 

  • Por Luciene Gomes

Brinco dizendo: “historiadores que lutem”, afinal não tenho a menor ideia de como eles contarão nos livros, sites revistas ou onde quer que seja sobre 2020. 

O ano onde um vírus parou o mundo, onde a quarentena se estendeu por meses, onde tivemos que reavaliar nossa tolerância conosco e com o outro, onde preconceitos ecoaram, onde nos mobilizamos para combatê-los, onde tivemos que lidar com perdas, com a falta da liberdade, com a saudade de um abraço, de conversas presenciais imediatamente substituídas por reuniões infinitas “on-line”, onde as pessoas com deficiência se viram muito vulneráveis, onde as “lives” muitas vezes nos fizeram pensar, sorrir, chorar, onde as redes sociais ganharam novos rostos e vozes, onde meus desenhos me salvaram em muitos momentos, onde acessibilidade ganhou luz….

Tento tirar o melhor do pior, acredito em dias melhores quase sempre e que fizemos uma parada obrigatório para reavaliar nossa vida e nossas escolhas, que isso vai passar e os abraços irão voltar. 

Estou fazendo uma baita limonada com 2020, bem docinha e refrescante, tenho falado com pessoas que não falaria se não estivéssemos vivendo esse momento de isolamento, reencontrei amigos, aprofundei relações, revi meus caminhos e estou refazendo meus percursos, tenho tentado construir pontes e costurar parcerias, realizar sonhos como ajudar a levar adiante o projeto Pipoca e Paisagem e me tornar professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no curso de Engenharia de Tecnologia Asssistiva e Acessibilidade, o primeiro do Brasil. 

Só posso agradecer e aguardar 2021, trabalhando em casa, o que é um privilégio e assim me mantendo em isolamento, tendo amigos incríveis que só se tornam melhores, e acreditando que vai passar. Sigamos ! 

 

  • Luciene Gomes é cadeirante, arquiteta e urbanista. Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas áreas de Acessibilidade e Desenho Universal. Docente do SENAC São Carlos na área de Arquitetura e Design 

 

Email: arquiteturaparatodos@hotmail.com

Font Resize