Federação Mineira vence Campeonato Brasileiro de Futebol da CBDS

A equipe da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG) é a grande vencedora do Campeonato Brasileiro de Futebol 2021, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), em Brasília (DF).

O torneio, realizado entre os dias 13 e 15 de novembro de 2021, reuniu mais de 240 surdoatletas, representantes de nove estados brasileiros. “Esse evento foi muito especial, além de marcar um retorno pós-pandemia com muitos de nossos surdoatletas, que estavam parados todo esse tempo”, destaca o diretor de Esportes da CBDS, Igor Valério.

Para Igor, o retorno dos surdoatletas superou todas as expectativas dos organizadores. “As equipes demonstraram um comprometimento muito grande com o esporte e as disputas foram todas muito emocionantes, especialmente a final, que foi decidida nos pênaltis. A emoção foi tão grande que todos da comissão organizadora sentiram a adrenalina e a raça das equipes”, completa Igor.

O segundo lugar do torneio ficou com a Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP/SP). Já o terceiro lugar foi conquistado pela Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos (FBDS/DF).

Realizado anualmente, o campeonato não teve sua edição em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o torneio é um dos eventos mais importantes realizados pela CBDS, por reunir representantes de todo o país. Neste ano, o evento recebeu, pela primeira vez, representantes dos estados do Mato Grosso e do Maranhão.

“Ficamos emocionados, o que torna extremamente gratificante trabalhar para os surdoatletas e para o surdodesporto. A realização desse evento foi sensacional, e as boas lembranças serão permanentes. Voltamos para casa com a sensação de gratidão. Desejamos que nas próximas edições tenha um número cada vez maior de equipes, valorizando a modalidade”, conclui o diretor.

O Campeonato Brasileiro de Futebol 2021 da CBDS teve o apoio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Esporte.

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.

Para saber mais acompanhe o site da CBDS.

Confira as federações que participaram do evento:

  • FBDS/DF – FEDERAÇÃO BRASILIENSE DESPORTIVA DOS SURDOS
  • FDSERJ/RJ – FEDERAÇÃO DESPORTIVA DOS SURDOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • FDSESP/SP – FEDERAÇÃO DESPORTIVA DE SURDOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • FDSMT/MT – FEDERAÇÃO DESPORTIVA DOS SURDOS DE MATO GROSSO
  • FDSP/PR – FEDERAÇÃO DESPORTIVA DE SURDOS DO PARANÁ
  • FDSRS/RS – FEDERAÇÃO DESPORTIVA DE SURDOS DO RIO GRANDE DO SUL
  • FGDS/GO – FEDERAÇÃO GOIANA DE DESPORTOS DOS SURDOS
  • FMADS/MA – FEDERAÇÃO MARANHENSE DESPORTIVA DOS SURDOS
  • FMDS/MG – FEDERAÇÃO MINEIRA DESPORTIVA DOS SURDOS

Conheça a CBDS
Entidade máxima do desporto surdo no Brasil, a CBDS conta com mais de 5 mil atletas filiados, além dos profissionais que compõem suas comissões técnicas.

Com 37 anos de existência, a CBDS é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida por promover a inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte.

Atualmente, a CBDS conta com 120 entidades filiadas, além de ser filiada ao Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), à Organização Esportiva Pan-Americana para Surdos (PANAMDES) e à Confederação Sul-Americana de Esportes de Surdos (CONSUDES).