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Feira Hospitalar trouxe novidades para a mobilidade

Por: hallak

Empresas brasileiras e multinacionais aproveitaram a Feira Hospitalar, que aconteceu no final de maio no Expo Center Norte, na capital paulista, para mostrar ao público novos produtos que facilitam as atividades cotidianas das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Entre os produtos expostos nessa edição no pavilhão vermelho, tradicional por abrigar equipamentos de tecnologia assistiva, ganharam destaque as novas cadeiras de rodas e andadores com a estrutura em carbono e alumínio e desenho ergonômico mais avançado, cadeiras motorizadas para uso hospitalar, scooters e até um veículo lançado na feira por uma montadora. Os produtos já estão à venda ou chegarão ao mercado ainda no primeiro semestre de 2018.

A Freedom, uma das maiores fabricantes brasileiras de cadeiras de rodas e andadores, lançou sua nova linha de andadores durante a feira. São seis modelos de andadores, todos fabricados no Rio Grande do Sul, com preços entre R$ 1.150 e R$ 1.300. A empresa incorporou inovações técnicas e tecnológicas nos andadores e a estrutura dos aparelhos é em dura-alumínio, diz Gino Salvador, diretor da empresa. “Além disso, modificamos o diâmetro das rodas, que são maiores e têm 10 polegadas (o mais comum no mercado é de 6). Fizemos isto porque o piso das calçadas brasileiras é mais agressivo e irregular. Outra vantagem do novo andador é a estrutura em dura-alumínio, que reduziu muito o peso do andador, para apenas 7 quilos”, Salvador. O público-alvo dos andadores não são apenas pessoas com deficiência física, mas também da terceira idade e pacientes com comprometimento parcial na mobilidade. Os andadores se abrem e fecham facilmente em X e têm bolsa para levar garrafas de plástico e outros objetos.

A Freedom também mostrou outro produto que tem na mira os hospitais. É uma cadeira de rodas motorizada que transporta o paciente e também a enfermeira, que vai em pé na plataforma na parte traseira do veículo. Gino explica que esse modelo de cadeira motorizada, já usado em hospitais nos Estados Unidos e na Europa, é um conceito novo que chega ao Brasil. “A cadeira pode transportar 220kg a uma velocidade de 12 km por hora. Ela é ideal para a mobilidade dentro dos hospitais porque permite também levar, além do paciente sentado e da enfermeira, oxigênio, suporte do soro ou medicamento e até um respirador”, comenta.  A cadeira é toda em dura-alumínio. Pode transportar com comodidade um paciente de até 130 kg e um enfermeiro de até 90 kg. O preço da cadeira, segundo a Freedom, é sob consulta e depende da configuração que o hospital escolher. A empresa também aproveitou e exibiu no seu estande toda a sua linha de cadeiras de rodas, motorizadas e manuais, e de scooters.

A alemã Ottobock, uma das maiores fabricantes mundiais de cadeiras de rodas, andadores e scooters, com sede no Brasil na cidade de Valinhos/SP, apresentou na Hospitalar a quarta geração da linha de cadeiras de rodas manuais Avantgarde. Atualmente, a Ottobock tem 14 modelos diferentes de cadeiras manuais em seu catálogo no Brasil, além dos modelos de cadeiras motorizadas Advanced. A Ottobock também apresentou na feira sua linha de andadores Kid Walk, para crianças e adolescentes com paralisia cerebral. “Trouxemos para o Brasil a linha de andadores posturais Kid Walk, para crianças e adolescentes. Ela é para uso pediátrico e todos os andadores têm regulagem de altura. Os modelos facilitam muito a locomoção, todo o ajuste é feito sem ferramentas e o suporte (um assento) deixa livres as mãos da criança”, diz Ricardo Souza, gerente de marketing da multinacional.

Para crianças e adolescentes com paralisia cerebral, a Ottobock também lançou o carrinho Dino 3. O veículo se parece com uma cadeira de rodas, mas é definido pela empresa como um sistema de mobilidade, uma vez que em cima do assento da cadeira vai um sistema postural, que pode ser adaptado a cada pessoa. “O destaque do Dino 3 é a robustez do chassis e as várias inclinações que o sistema permite, que proporcionam conforto e mobilidade segura para quem usa”, diz Souza. Segundo ele, o mercado brasileiro tem uma forte demanda por sistemas de mobilidade para pessoas com paralisia cerebral e por isto a Ottobock decidiu ampliar a oferta de equipamentos para esse público. Outro destaque importante da empresa foi a quarta geração das cadeiras de rodas manuais Avantgarde. Essas cadeiras são dobráveis em X, o que facilita o transporte, mas a estrutura aberta faz com que a cadeira se comporte como um monobloco. “Houve um incremento estético e nos acessórios da Avantgarde. A premissa da Ottobock é que cada cadeira da marca é medida por um técnico, de acordo com as necessidades, peso e postura da pessoa que usará o equipamento”, comenta. A cadeira de rodas manual Zenit, que possui duas estruturas de chassis, uma em alumínio e a outra em carbono foi outra empresa na feira. A vantagem da Zenit é o peso muito leve, de apenas 8,9 kg, peso baixo proporcionado pelo uso das fibras de carbono nas rodas e na estrutura. “O conceito desta cadeira é o easy-go, ela é muito fácil de usar e transportar no carro. Para abri-la, é necessário o uso de apenas uma mão”, diz Rodrigo Moreira, supervisor técnico da Ottobock.

Novo modelo de furgão é opção

O Jumpy, lançamento que chamou a atenção dos participantes da Hospitalar de 2018 é o furgão fabricado pela montadora francesa Citroën, em Porto Real/RJ. Lançado no ano passado na Europa, o utilitário possui a capacidade de carga de uma tonelada e meia (1.500 Kg) e pode ser adaptado para ambulância. A Marimar, empresa de Cajamar/SP que adapta furgões e utilitários de várias marcas para ambulâncias, apresentou um modelo da Jumpy já adaptado. Segundo a Marimar, a empresa entrega um Jumpy pronto em 20 dias. Os veículos são adaptados conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “O Jumpy pode ser adaptado para ambulância de remoção de acidentados ou de pacientes com maca, com suporte de soro e oxigênio”, diz Thais Seminara, funcionária da Marimar. O Jumpy não pode ser adaptado para UTI móvel. Por possuir arquitetura de construção mais compacta, com altura de 1,93 metros e comprimento de 5,3 metros, seu uso é mais ideal para centros urbanos. As portas traseiras do Jumpy abrem na horizontal com ângulo de até 180 graus, o que facilita o embarque e desembarque de pacientes. O Jumpy tem ar-condicionado e vidros, trava e retrovisores elétricos. O utilitário conta com motor diesel de 1.6 litro, com 115 cavalos de potência e câmbio manual de 6 marchas.

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