Festival Paralimpico Loterias Caixa tem recorde de inscritos entre crianças com deficiência intelectual

Criança participa de atividade de tênis de mesa durante Festival Paralímpico no CT Paralímpico
Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB
A presença de crianças e adolescentes com deficiência intelectual deve ser recorde e a maioria entre os participantes do Festival Paralímpico Loterias Caixa, a ser realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no próximo dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12h, em 70 municípios brasileiros.

O Festival é uma iniciativa do CPB com o objetivo de promover a experimentação esportiva a crianças e adolescentes com e sem deficiência de 8 a 17 anos. O projeto foi criado para celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, mas por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) neste ano, sob todos os protocolos sanitários.

Entre os inscritos para o evento até esta sexta-feira, 12, cerca de 46% são crianças ou jovens com deficiência intelectual. As inscrições vão continuar abertas até o dia do Festival (saiba mais ao final do texto).

Até o momento, participantes com deficiência física representaram 16,2% das inscrições, enquanto com autismo corresponderam a 10,7%.

Crianças e adolescentes com deficiência visual (4,6%), deficiências múltiplas (3,6%) e deficiência auditiva (2,4%) também já haviam assegurado presença no evento até esta sexta.

Do total dos inscritos até agora, quase 84,9% dos participantes declararam ter alguma deficiência, enquanto 15,1% são sem deficiência.

Assim como em 2019, a programação oferecerá três modalidades por sede, terá duração das 8h30 às 12h e a expectativa é de que 7 mil crianças com deficiência participem das atividades por todo o país. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Serviço 

Data: 4 de dezembro (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Modalidades: três modalidades paralímpicas por sede
Contatofestival.paralimpico@cpb.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro