Fitas Kinesio: coloridas, alegres e super eficazes

Frequentemente encontramos atletas usando fitas coloridas coladas em várias partes do corpo, como: ombros, pernas, joelhos e coluna. Até parece enfeite, mas são as fitas Kinesio ou Kinesio Tape, inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo.

As fitas Kinesio são elásticas e adesivas e agem de acordo com a direção e tensão com que são aplicadas. São utilizadas principalmente para reduzir dores e sensação de desconforto. Elas promovem suporte durante a contração muscular, ajudam nas correções dos desvios articulares e no aumento da capacidade de receber estímulos provenientes dos músculos, dos tendões e de outros tecidos internos.

Elas estão sendo também muito utilizadas na reabilitação de pessoas com deficiência física, obtendo melhora da coordenação motora e aumento da independência funcional.

A terapeuta ocupacional, Raquel Cristina Delazari, aplica há uns 4 anos e nos explica melhor: “O método Kinesio Taping consiste na aplicação de uma ligadura elástica adesiva na pele para reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade dos músculos. Este tipo de ligadura age sobre o tecido muscular e facial, sob as articulações e nos sistemas circulatório, linfático e nervoso. Alteram o tônus muscular, estimulam a drenagem linfática, corrigem os padrões de movimento e melhoram a postura. Esta bandagem é econômica, fácil de aplicar e pode demorar até 3 ou 4 dias”.