FRALDAS GERIÁTRICAS NO PROGRAMA “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR” !

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa “Aqui tem Farmácia Popular” em 2010. E, o Ministério da Saúde, através da Portaria Nº 937/2017, ampliou o direito de retirada de fraldas geriátricas com desconto para as pessoas com deficiência nessas farmácias espalhadas por todo o Brasil.

Por este programa, é possível comprar fraldas, de marcas pré-selecionadas, com desconto de até 90%.

Para ter direito ao desconto, na hora da compra, o cidadão deverá apresentar a prescrição de uso do produto, CPF, documento com foto, laudo que indique a necessidade do uso da fralda. No documento precisará constar a Classificação Internacional de Doenças (CID).

As fraldas geriátricas podem ser obtidas nas sedes próprias do Programa Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas ao “Aqui Tem Farmácia Popular”.

O beneficiário poderá retirar 40 unidades a cada 10 dias. Totalizando 120 fraldas por mês.

Mas, o que fazer quando a pessoa não tem como comprar nem com desconto e precisa pegar gratuitamente ? Existe algum meio de conseguir gratuitamente ?

Sim, EXISTE ! A Constituição estabelece que Saúde é um direito de todos e dever do Estado. Considerando que fraldas geriátricas são imprescindíveis à saúde do indivíduo que já não tem mais controle sobre suas necessidades fisiológicas, o Estado deve sim fornecer gratuitamente este produto.

*Continua após a publicidade*



Para conseguir fralda geriátrica pelo SUS, o primeiro passo é descobrir qual é o Posto de Saúde de referência do paciente.

Os requisitos para conseguir o fornecimento GRATUITO de fraldas geriátricas pode variar de um município para o outro. Assim sendo, informe-se sobre os requisitos necessários no posto da sua localidade.

Mas, normalmente, é necessário  apresentar:

👉🏻Comprovante de residência,

👉🏻Carteirinha do SUS,

👉🏻Cópia do documento de identidade do paciente

👉🏻Laudo médico (alguns locais exigem que o médico seja vinculado ao SUS, mas esta exigência é improcedente).

A quantidade é limitada a 180 unidades de fraldas GRATUITAS no SUS por mês.

MAS EM SÃO PAULO/SP ISSO NÃO VEM ACONTECENDO !!! RECEBEMOS VÁRIAS DENÚNCIAS QUE A PREFEITURA DE SÃO PAULO EM SEUS POSTOS DE SAÚDE DOS BAIRROS, ESTÁ SEM FORNECIMENTO DE FRALDAS GERIÁTRICAS PARA IDOSOS E PCD HÁ MESES !!!!

CADÊ O PREFEITO DE SÃO PAULO/SP – SR. RICARDO NUNES ?

CADÊ O SECRETÁRIO DE SAÚDE DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP – SR. EDSON APARECIDO ?

ATENÇÃO SECRETÁRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNICA DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP – SRA. SILVIA GRECCO – A SECRETARIA TEM QUE INTERFERIR A FAVOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – ESSE É O PAPEL DA SECRETARIA EM DEFENDER OS DIREITOS DO CIDADÃO COM DEFICIÊNCIA  !!!

PAULISTANOS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS – QUEM PRECISA DE FRALDAS GERIÁTRIAS GRATUITAS NOS POSTOS DE SAÚDE DA CAPITAL PAULISTA E NÃO ESTÃO SENDO ATENDIDOS – LIGUEM, MANDEM EMAIL PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E RELATE SEU PROBLEMA E FAÇA SUA RECLAMAÇÃO:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
E-mail: atendimentosmped@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 3913-4000

Para pedir serviços públicos de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo
– SAC Central: DISQUE 156