Funcionário diagnosticado com deficiência na infância celebra cinco anos de trabalho no McDonald’s de Piracicaba

Funcionário diagnosticado com deficiência na infância
Até o último sábado, 28 de agosto, foi comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre as necessidades de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão dessas pessoas e combater o preconceito e a discriminação. Atualmente, pessoas com deficiência intelectual e mental representam 8,3% do total de pessoas com deficiência que possuem trabalho formal no Brasil. No McDonald’s, que há pelo menos 35 anos atua de forma consistente na contratação de pessoas com deficiência, o total de colaboradores com deficiência intelectual ou mental representa 72% dos cerca de 1.500 funcionários com algum tipo de deficiência da rede.

Manoel Messias de Souza
Manoel Messias de Souza
Manoel Messias de Souza é um dos colaboradores da rede que representa bem a importância de boas oportunidades no mercado de trabalho. Há cinco anos ele atua na unidade da Avenida D. Francisca, no bairro da Vila Rezende, em Piracicaba. Manoel tem uma deficiência mental moderada, pois aos quatro meses teve uma broncopneumonia que, por um erro médico, evoluiu para o quadro atual. Ele começou a andar aos dois anos, as primeiras palavras vieram com sete e foi aos 36 anos que ele conseguiu seu primeiro emprego ao conquistar uma vaga no McDonald’s.

No restaurante, Manoel já atuou em diversas estações de trabalho e está sempre disposto a aprender mais. Para ele, seu trabalho é uma alegria e se sente realizado em poder ajudar e desempenhar bem suas funções. Ele que tinha dificuldades de socialização, comunicação e de assumir responsabilidades, hoje é outra pessoa. Segundo sua mãe, Maria do Bonsucesso Alves de Souza, “Todas essas barreiras foram derrubadas desde que começou a trabalhar no restaurante, em 2016. Graças ao McDonald’s ter aberto suas portas para o meu filho, sou uma mãe muito grata e meu coração transborda de alegria ao falar desses cinco anos”, conta, emocionada, Maria.

E neste ano, ao comemorar cinco anos de casa, Manoel ganhou uma festa especial de sua mãe, que também presenteou seus colegas de trabalho com uma caneca personalizada e uma carta de agradecimento.

Rede está com vagas abertas

Atualmente, o McDonald’s possui 200 vagas em todo o Brasil – 60 estão em São Paulo, 50 no Rio de Janeiro e 90 nos demais estados, principalmente Norte e Nordeste. A rede, que tem como um de seus pilares de atuação a inclusão, é pioneira na empregabilidade de pessoas com deficiência, com um programa de contratação que foi criado mesmo antes da Lei de Inclusão Social ser aprovada em 2004. Ao ingressar na companhia, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado e possuem treinamentos adaptados pensados para a sua segurança. Não existe tempo limite para a aprendizagem ou cobrança para que aprendam a atuar em todas as estações de trabalho. Durante a execução do programa de treinamento, são observadas em quais funções a pessoa tem mais habilidade e, portanto, em quais poderá melhor se desenvolver. Os interessados podem se inscrever através do link: https://portal.kenoby.com/mcdonalds/.