Fundação Dona Paulina de Souza Queiroz atende pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento

A Fundação Dona Paulina de Souza Queiroz oferece atividades a pessoas com deficiência intelectual em fase de envelhecimento – que começa precocemente –  a partir dos 30 anos.

No espaço, atividades como trabalho, lazer, esporte e cultura são utilizadas como ferramenta de desenvolvimento pessoal, intelectual e humano das pessoas com DI. Colaborando, assim, para que elas tenham cada vez mais suas expectativas de vida melhoradas.

A entidade foi oficialmente inaugurada em 19 de julho de 1939, atendendo 20 crianças com algum tipo de deficiência intelectual por benemérito de Dona Paulina de Souza Queiroz. Ao morrer, ela determinou em testamento que sua fazenda na região central de São Paulo fosse transformada em uma instituição para pessoas com deficiência intelectual.

Ainda por determinação de Paulina, nada de sua mansão foi retirado e até mesmo sua pianola ficou no local para atividades dos atendidos. Pianola, inclusive, que ainda se encontra na atual sede da Fundação, juntamente com outros objetos pessoais, e hoje, históricos, de Dona Paulina.

Assine nossa Newsletter

Newletter

Após desapropriação do local, para modernização da cidade, a Fundação passou por alguns locais e ficou até mesmo um bom tempo fechada (40 anos). Mas nesse ano, ela voltou a funcionar em outro endereço, na região do Campo Belo, na capital paulista.

O local tem capacidade para atender até 140 pessoas com deficiência intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista), que estão entrando em processo de envelhecimento. Atividades cognitivas, pedagógicas e de lazer serão oferecidas a fim de promover a essas pessoas melhora na qualidade de vida e fortalecimento de autonomia.

A equipe multidisciplinar da Fundação está à disposição para falar sobre o envelhecimento das pessoas com Síndrome de Down e as atividades fundamentais para que essa fase da vida seja prolongada para essas pessoas.

 

Contato

EndereçoAv. Ver. José Diniz, 2436 – Campo Belo, São Paulo – SP

Telefone(11) 99103-2148

E-mail: fdpsq@fdpdq.org.br

Redes Sociais: Facebook | Instagram