Fundação Dorina Nowill para Cegos disponibiliza acervo em plataforma internacional do Accessible Books Consortium, da OMPI

fachada fundação dorina nowill

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, membro do Accessible Books Consortium (ABC), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), amplia o acesso de todo o seu acervo digital na recém-lançada plataforma do ABC, em prol da distribuição de livros acessíveis. O aplicativo ABC Global Book Service é gratuito e conecta o catálogo internacional de formatos acessíveis de bibliotecas de diversos locais do mundo.

Com mais de 67.000 títulos no momento, as coleções disponíveis são de bibliotecas da França, Nova Zelândia, Canadá e Suíça, e agora, passa a ter o conteúdo do acervo digital da Fundação Dorina.

Para essa parceria, a Fundação Dorina contribui com cerca de 1.300 materiais variados, como livros em Braille, audiolivros, Daysi e e-Pub (formato específico para livros digitais). Além disso, a instituição fará a aprovação de usuários brasileiros – pessoas cegas e com baixa visão – interessados em acessar o acervo disponível na plataforma, por meio de cadastro no site do ABC Book Service.

“A Fundação Dorina nasceu, há 75 anos, com o objetivo de ampliar o acesso, promover a autonomia e inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, e segue atuando no legado de Dorina Gouvêa Nowill. Possibilitar que o Brasil faça parte desta plataforma multicultural de acesso à cultura e informação é mais uma conquista e contribuição para que as produções de materiais inclusivos estejam acessíveis mundialmente, diminuindo barreiras”, conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Accessible Books Consortium (ABC), da OMPI

O Accessible Books Consortium (ABC) é uma parceria público-privada liderada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) que reúne organizações que representam pessoas cegas, com deficiência visual, autores, editores, organizações, bibliotecas e outras entidades.

O ABC foi criado em junho de 2014 para implementar as metas do Tratado de Marraqueche. Por meio de uma aliança internacional, o ABC busca ampliar o número de livros e distribuir em todo o mundo em formatos acessíveis – como Braille, áudio, entre outros. Atualmente, conectam cerca de 93 bibliotecas.

Informações sobre a nova plataforma estão disponíveis no site https://www.accessiblebooksconsortium.org/news/en/2021/news_0006.html

Tratado de Marraquexe

O Tratado de Marraqueche é um acordo internacional que possibilita às pessoas com deficiência visual o acesso em formatos acessíveis de obras publicadas, assinado na cidade do Marrocos, em 28 de junho de 2013, tornando-se um avanço importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual. No Brasil, o Tratado foi promulgado pelo Decreto nº 9.522, de 8 de outubro de 2018.