Grupo de pessoas com deficiência de São José se reúne com vereadores e pede volta de serviço de reabilitação

Cerca de 20 pessoas com e sem deficiência visual participaram de uma mobilização na Câmara Municipal de São José dos Campos na terça-feira (29) em prol de um projeto que pede a retomada do atendimento especializado a pessoas com deficiência visual na cidade e Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Esse foi o primeiro encontro do grupo com os vereadores, o segundo momento está programado para ocorrer no dia 5 de abril, próxima terça-feira.

Ontem, a líder do movimento, a pedagoga e psicopedagoga especialista em alunos com deficiência visual, Maria Gorete Cortez, se reuniu o dia todo com os vereadores para explicar a importância do projeto e protocolou o documento nos respectivos gabinetes.

Apesar da resistência de alguns legisladores, o grupo conseguiu conversar com uma frente parlamentar, composta por Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB), Juliana Fraga (PT), Junior da Farmácia (União), Marcão da Academia (sem partido) e Renato Santiago (PSDB). Os participantes expuseram suas histórias com a importância do processo de reabilitação e ensino especializado.

Há cerca de cinco anos, por volta de 250 pessoas deixaram de ser atendidas de forma especializada com o encerramento das atividades do Provisão, que era referência nesse tipo de atendimento na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Com o movimento, o grupo espera que a Prefeitura e a sociedade civil se unam para a retomada do serviço.