Habilidades sociais em crianças – Por que é tão importante incentivá-las?

crianças

Quando um indivíduo nasce, ele passa a fazer parte de uma comunidade, da sociedade. Mas para que ele seja parte deste grupo, é preciso que sejam desenvolvidas as suas habilidades sociais.

 

“Essa habilidades são definidas como um conjunto de comportamentos emitidos por uma pessoa (em um contexto interpessoal) e que expressa os pensamentos, os sentimentos, as atitudes, os desejos e as opiniões de modo adequado à situação, respeitando seus direitos e os dos outros”, comenta neuropsicóloga Bárbara Calmeto, do Autonomia Instituto, no Rio de Janeiro, esclarecendo, ainda, que alguns exemplos são a capacidade de dividir e de cooperação, a comunicação, a empatia, a capacidade de demonstrar gratidão e respeito, entre outras.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas como desenvolver essas habilidades sociais nas crianças? A seguir, Bárbara dá quatro dicas para a família ajudar os pequenos nessa missão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  1. Dedique tempo:

Você precisa separar mais tempo para o seu filho, especificamente para monitorar essa questão das habilidades sociais. Converse com ele sobre o assunto, ensine-o as boas práticas sempre que possível. Tudo começa com o diálogo aberto.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  1. Dê feedbacks:

Os feedbacks servem para comunicar aos filhos como eles estão se saindo, não somente quando acertam, mas principalmente quando erram e, nesse caso, deve-se apontar as falhas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  1. Ensine a colocar-se no lugar dos outros:

Ensine seu filho a se colocar no lugar dos outros e a tentar compreender a dificuldade alheia. Isso pode, inclusive, ser representado na prática, com brincadeiras de imitação, por exemplo, para que ele entenda a dimensão dessa necessidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  1. Incentive a interação social:

Faça com que seu filho participe de grupos de interação, em que ele possa trabalhar em equipe e explorar a cooperação e comunicação. Afinal, a melhor maneira de cultivar essas habilidades é tentando trabalhá-las na prática.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Existe uma série de habilidades cruciais para a vida em sociedade que precisam ser cultivadas para que as crianças se preparem melhor para quando forem adultas. Por isso, é importante que os responsáveis sempre pesquisem e se informem sobre o assunto e trabalhem junto com as crianças, pois esses aprendizados serão importantes para sempre, não apenas enquanto forem menores”, conclui Calmeto.

ResponderEncaminhar