Homenagem

Grandes perdas no mundo da pessoa com deficiência 

O final do ano passado (2018) e o início de 2019 foram marcados por grandes perdas no universo da pessoa com deficiência. Grandes amigos, pessoas importantes e de expressão, com deficiência, nos deixaram. Alguns destaques dessas perdas foram os citados nessa homenagem, que a Revista Reação faz com muito carinho, respeito e saudade.

Sergio Ribeiro

Em novembro de 2018 faleceu em São Paulo/SP, o empresário e advogado Sérgio Ribeiro, fundador da Dream Bike, empresa que atua no mercado de bicicletas desde 1993. A empresa e seu fundador se destacaram, principalmente, pelo desenvolvimento triciclos e cadeiras de rodas motorizadas, que pela sua robustez fizeram história por muitos anos junto aos seus usuários. A Dream Bike também fabrica bicicletas exóticas, diferentes e especiais, não só para pessoas com deficiência, mas para todo o crescente mercado de bikes no Brasil. Sérgio tinha sequela de Pólio, que teve na infância. Em novembro, ele passou por uma cirurgia no coração. Ficou internado por 13 dias, mas não suportou as sequelas do procedimento cirúrgico. Uma pessoa muito querida dos amigos e profissional reconhecido e admirado, Sérgio recebeu, dentre outros, o Título de Cidadão Paulistano e Embaixador da Paz Mundial. Nossos sentimentos à sua esposa Magali e seus filhos, que hoje tocam a empresa nessa nova fase.


O ex-baterista de O Rappa, Marcelo Yuka

 

Em 18 de janeiro de 2019, Marcelo Yuka deixou seus fãs com muita tristeza. O músico, compositor, ativista político e palestrante faleceu no Rio de Janeiro/RJ. Foi um dos fundadores da banda O Rappa e, depois, do grupo F.U.R.T.O. Após ficar paraplégico, por causa de um tiro levado de um bandido quando foi defender  uma mulher de um assalto, Yuka notabilizou-se como compositor da maioria das canções do Rappa no período em que esteve na banda, com letras carregadas de intenso teor social e crítico. Nos seus últimos dias foi líder de uma ONG, de nome homônimo à sua última banda; através desta ONG, lutou por maior realização de pesquisas com células-tronco.


O apresentador de TV, Wagner Montes

Wagner Montes nos deixou aos 64 anos no Rio de Janeiro/RJ, em 26 de janeiro de 2019, depois de dois dias de internação para tratamento de uma infecção urinária. Em novembro de 2018 havia sofrido um infarto, tendo se recuperado. Extrovertido e divertido, foi advogado, jornalista, jurado e apresentador de rádio e televisão e também político no Rio. Era deputado estadual. Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado federal pelo PRB e foi eleito com 65.868 votos. Muito querido dos amigos e do povão, como ele mesmo gostava de dizer, Wagner fez sucesso no polêmico programa “O povo na TV”, há mais de 35 anos. Em 1981 sofreu um acidente de triciclo na capital carioca e precisou amputar a perna direita. Na época, não perdeu o humor e o pique, chegou até arriscar uma carreira de cantor. Foi capa da Revista Reação em 1997. Ele deixa a esposa, atriz e jurada Sônia Lima e o filho Diogo, também ator. Nossa saudade e respeito !


O jornalismo brasileiro perdeu Ricardo Boechat

Estávamos no fechamento desta edição, na segunda-feira dia 11 de fevereiro,  quando fomos pegos de surpresa com a triste notícia do acidente que vitimou 4 pessoas com a queda de um helicóptero na Rodovia Anhanguera, no trecho do Rodoanel, próximo à capital paulista. Infelizmente, uma das vitimas do acidente era Ricardo Boechat, de 66 anos, que cumpria um compromisso de palestra em uma empresa em Campinas/SP. Um dos jornalistas mais éticos e premiados do País, Boechat apresentava diariamente o Jornal da Band (Rede Bandeirantes de TV) e era âncora também de um programa matinal de rádio na Band News FM, além de escrever para Jornais e Revistas. Fica aqui os nossos sentimentos para a família. Boechat fará muita falta !


Fat Family perde uma de suas vozes

Aos 39 anos, a cantora lutava contra câncer no fígado e faleceu na terça-feira, 12 de fevereiro em São Paulo/SP. Desde agosto do ano passado lutava contra a doença. Ela internada na UTI do Instituto do Câncer de São Paulo. Dona de uma voz potente e afinação sem igual, Deise e o grupo Fat Family fizeram show na Festa de aniversário dos 20 anos da Revista Reação em dezembro de 2017.