ICOM Libras conquista prêmio internacional!

A Central de Intermediação em Libras (CIL) –serviço gratuito da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) em parceria com o ICOM Libras, da AME, e voltado para as pessoas com deficiência auditiva e surdas – foi reconhecida pelo Zero Project, premiação global promovida pela Essl Foundation, da Áustria.

O prêmio destaca práticas e políticas no campo da acessibilidade que contribuem para diminuir as barreiras para as pessoas com deficiência.

Por esse mérito, na última quinta-feira (24/02) a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) participou da cerimônia de premiação no escritório das Nações Unidas em Viena, Áustria.

Na véspera do evento, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, já havia feito uma breve apresentação sobre a CIL ao lado de outros dois projetos premiados, do Chile e de Israel.

A Zero Project Conference 2022 é um evento híbrido que tem a participação de líderes mundiais e palestrantes de organizações renomadas, além de destacar as inovações no cenário de acessibilidade ao redor do globo. O serviço da prefeitura de São Paulo, viabilizado pelo ICOM Libras, da AME, está entre os 76 premiados desta edição, que são originários de 25 países.

A Central de Intermediação em Libras (CIL), que conta com a tecnologia do ICOM, da AME, surgiu da necessidade das pessoas surdas se comunicarem na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao acessar os serviços municipais na ausência de intérprete de Libras. Por meio de vídeo chamadas, a central oferece a mediação da comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas nos serviços públicos da cidade de São Paulo. A CIL funciona instalada em equipamentos municipais, mas também através de um aplicativo.

Na capital, já são mais de 280 Postos de Atendimento Presenciais (PAP-CIL) onde o programa está instalado em equipamentos da saúde, assistência social, educação e cultura, entre outros, e a meta é atingir 1.100 computadores públicos com esse recurso até 2030.

PARABÉNS À SECRETARIA MUNICIPAL DE SP E PARABÉNS À ICOM LIBRAS, PARCEIRA DO SISTEMA REAÇÃO !