logo revista reação
Pesquisar

Igor Barcelos é eleito Atleta da Galera do Prêmio Paralímpicos 2018 !

Por: hallak

Com 44,4 % dos votos – através do voto popular, o fluminense Igor Barcelos foi eleito o “Atleta da Galera 2018” e levou o título para a ANDEF, de Niterói/RJ. Com 30 anos de idade, ele é jogador de bocha desde 2017. Conheceu a modalidade só em 2016, durante os Jogos Paralímpico Rio 2016.

Durante a premiação, que ocorreu na capital paulista, o campeão disse que “agradece a cada um que votou e divulgou a votação. Foi inesperado estar na final e sou grato por cada um que me deu a oportunidade de participar desse grande evento de premiação realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”.

Com 36,8 % dos votos, o segundo lugar ficou com a nadadora Evellyn Garrido e em terceiro lugar, com 18,8 % ficou André Rocha, atleta do arremesso de peso e do lançamento de disco. Ainda na mesma solenidade de premiação, a judoca paulista Alana Maldonado e o jogador de futebol de 5 gaúcho Ricardinho Alves receberam a premiação de Atletas do Ano no Prêmio Paralímpicos 2018.

Segundo Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro: “foi um momento em que tivemos muito para celebrar. Foram várias medalhas e performances em 2018 que nos orgulharam e nos fizeram vibrar. Projetos importantes começaram em 2018, como o Centro de Formação – Esportes Paralímpicos. E não há palco melhor do que o Prêmio Paralímpicos para comemorarmos e agradecermos”.

A Judoca Alana Maldonado, de 23 anos e natural de Tupã/SP, conquistou o título de Melhor Atleta Feminina pelo segundo ano consecutivo. Disse que: “foi um ano abençoado. O objetivo foi alcançado. Desde que entrei no judô sonhava com esse momento e fiz história ao conquistar a primeira medalha de ouro paralímpica no Mundial de Judô”, disse a atleta, que possui baixa visão em decorrência da doença de Stargardt, descoberta quando tinha 14 anos.

Já o atleta de futebol de 5 Ricardinho Alves faturou a principal categoria do Prêmio Paralímpicos. Ele foi o principal destaque da conquista do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira de futebol de 5, em Madri, na Espanha. Além de ter sido artilheiro da competição, o gaúcho de Osório/RS ainda sagrou-se campeão nacional novamente por seu clube, a Agafuc-RS.

“Foi um ano de ouro. Disputei quatro competições e venci todas. No Mundial fomos campeões, fiz gol na final, fui artilheiro e melhor jogador. Estou bastante feliz”, disse Ricardinho, que perdeu a visão aos 6 anos por causa de um descolamento de retina.

Durante a solenidade, dentre outras homenagens, foram premiadas outras 25 modalidades. Cristian Ribera, de 16 anos, foi o atleta revelação do ano do esqui cross-country. Ele foi responsável pelo melhor desempenho do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul.

Denílson Lourenço, treinador de Alana Maldonado, foi premiado como o melhor técnico de modalidades individuais.

Alessandro Tosim, medalhista de ouro no Mundial de Malmo, na Suécia, venceu como o melhor técnico de modalidades coletivas.  Ele é técnico da equipe masculina de goalball.

 

 

 

Outros atletas Premiados

 

Atletismo – Petrúcio Ferreira

Basquete em CR – Marcos Sanchez

Bocha – Maciel Santos

Canoagem – Igor Tofalini

Ciclismo – Lauro Chaman

Esgrima em CR – Jovane Guissone

Esportes de Neve – Cristian Ribera

Futebol de 5­ – Ricardo Alves

Futebol de 7 – Evandro Gomes

Goalball – Leomon Moreno

Halterofilismo – Mariana D’Andrea

Hipismo – Rodolpho Riskalla

Judô – Alana Maldonado

Natação – Daniel Dias

Parabadminton – Vítor Tavares

Parataekwondo – Débora Menezes

Remo – Diana Barcelos e Jairo Klug (2 atletas)

Rugby em CR – José Raul Schoeller

Tênis de mesa – Cátia Oliveira

Tênis em CR – Ymanitu Geon

Tiro com arco – Jane Karla

Tiro esportivo – Geraldo von Rosenthal

Triatlo – Jessica Ferreira

Voleibol sentado – Wescley Oliveira

Atleta revelação – Cristian Ribera

Atleta da Galera – Igor Barcellos

Melhor atleta feminino – Alana Maldonado

Melhor atleta masculino – Ricardo Alves

Melhor técnico individual – Denílson Lourenço

Melhor técnico coletivo – Alessandro Tosim

Troféu Aldo Miccolis – Andrew Parsons

Personalidade Paralímpica – Senador Flexa Ribeiro

Clube Caixa – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – Aparu (MG)

Memória Paralímpica – ANDEF

 

FOTOS – Crédito: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Pular para o conteúdo