Inclusão e acessibilidade são pilares de campeonato estudantil digital promovido por NESCAU

A Liga NESCAU, o maior campeonato estudantil do Brasil, chega a 2020 em edição 100% digital, desenvolvida especialmente para atender ao atual cenário, com as crianças ficando mais em casa, além de democratizar o acesso ao torneio, permitindo a participação de famílias de todo o Brasil.
Com o mote Aqui Todo Mundo Joga, a iniciativa tem como foco principal a inclusão e acessibilidade.
Para isso, a Liga ganhou uma plataforma interativa com interface adaptada para crianças e adolescentes com deficiência, com conteúdo em libra e áudio descrição. O campeonato também terá atividades e categorias adaptadas em modalidades como futebol, basquete, ginástica e ballet. Nesses casos, os movimentos são livres e a criança é avaliada por seu esforço e criatividade. Além disso, o torneio contará com desafios abertos, em que os inscritos podem enviar vídeos realizando atividades lúdicas ligados aos temas de cultura, esporte ou educação.

A inclusão está no DNA da Liga NESCAU. A iniciativa sempre conta com atividades e modalidades adaptadas. Em 2019, uma das etapas da competição foi realizada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ao todo, mil crianças participaram de modalidades como natação, judô, vôlei sentado e basquete em cadeira de rodas, entre outras. Além disso, tanto na edição de 2019 quanto em 2020, a Liga trouxe como uma de suas embaixadoras a paratleta Verônica Hipólito, diversas vezes campeã mundial de atletismo, além de medalhista em Paralimpíadas e PanAmericano.

A Liga 2020 acontece a cada sábado até o início de dezembro. A expectativa é atingir 50 mil crianças e adolescentes em todo o País. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site de Liga Nescau  –  www.liganescau.com.br.
Font Resize