Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

* Por Romeu Kazumi Sassaki

 

  1. Quem instituiu este famoso Dia? Onde e quando?

 

A resposta — que a maioria dos ativistas, direta ou indiretamente envolvidos na temática das pessoas com deficiência, conhece  — está na ponta da língua: Foi a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em sua sede em Nova York-NY, EUA, em 14/10/1992. Portanto, estamos completando em 2020 os 28 anos de existência do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Porém, para fazer justiça à história completa desta data comemorativa, teremos de recuar 60 anos na linha do tempo. Lá no passado tão distante, mais precisamente em 1960, encontramos a então muito ativa Sociedade Hindu de Reabilitação dos Deficientes (hoje seria “das Pessoas com Deficiência”) que, em Nova Déli, Índia, instituiu e comemorou o dia 23 de março como o Dia Mundial dos Deficientes (sic) Portanto, de 1960 a 1991, aquela Sociedade Hindu homenageou durante 31 anos o Dia Mundial dos Deficientes e, finalmente a partiu de 1992, aderiu às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, da ONU. 

A propósito, guardo com saudade lembranças de uma agradável proximidade que tive com este fato histórico ocorrido na Índia. No início da década de 60, quando comecei a atuar no processo de colocação laboral de pessoas com deficiência no Brasil, pude ler  — no Instituto de Reabilitação da Faculdade de Medicina da USP, onde eu trabalhava — a edição de 1964 da revista especializada The Journal of Rehabilitation in Asia, que era publicada pela citada Sociedade Hindu. Escrevi uma carta para a internacionalmente famosa Kamala V. Nimbkar, então secretária geral da Sociedade Hindu e também editora do The Journal, e me tornei um emocionado assinante da revista. E trocamos algumas correspondências, graças às quais fiquei sabendo, por exemplo, que um profissional contemporâneo dela, o terapeuta ocupacional Hoshang Pavri, da cidade de Bombaim (renomeada Mumbai, em 1995) estaria fazendo, em outubro de 1966, em Nova York, um curso de 20 dias úteis intitulado T.O.W.E.R. (Testing, Orientation and Work Evaluation in Rehabilitation), na mesma turma em que a ONU me inscreveu. Estudamos juntos e a nossa amizade durou vários anos. 

  1. Como a mídia tem repercutido o Dia Internacional?

 

Eis, alguns exemplos de ações relacionadas ao Dia Internacional:

 

De 1992 a 1997. ONU não adotou um tema anual específico para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Dezembro 1993. Jornal SuperAção, do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro, publicou breve matéria minha sobre o Dia Internacional referente a 1993.

  1. Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social da PMSP, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência (Apade), publicou para distribuição gratuita o livro “Ideias Práticas em Apoio ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: 3 de Dezembro”, cujo original em inglês foi presenteado pessoalmente por Mamadou Barry, então chefe da Disabled Persons Unit, da ONU, quando ele esteve em São Paulo, em 7/11/1994, para ministrar uma palestra sobre “O panorama atual da equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência”.

23/09/1998. Carl Raskin, editor da Associação Gladnet (“Global Applied Disability Research and Information Network on Employment and Training”), de cujo boletim me tornei assinante, anunciou que, em 1998, a ONU escolheu pela primeira vez o tema anual para o Dia Internacional.

  1. ONU anunciou o tema do ano: “Arte, Cultura e Vida Independente”
  2. ONU anunciou o tema do ano: “Acessibilidade para Todos no Novo Milênio”.
  3. ONU anunciou o tema do ano: “Tecnologias da Informação para Todos”.

10/12/2000. Caderno da AAPSA, no jornal Folha de S.Paulo, publicou uma matéria de Marta Gil, então gerente da Rede Saci (“Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação”) e do Instituto Amankay. A matéria, a propósito do Dia, enaltece a celebração das conquistas do segmento das pessoas com deficiência no contexto da acessibilidade física e também virtual.

  1. ONU anunciou o tema do ano: “Participação Plena e Igualdade: Exigindo Novas Abordagens para Medir o Progresso e Avaliar Resultados”.
  2. ONU anunciou o tema do ano: “Vida Independente e Meios de Vida Sustentáveis”.
  3. ONU anunciou o tema do ano: “O Nosso Voto”.

Novembro 2004. ONU e Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciaram o tema do ano: “Nada sobre Nós, sem Nós”

Novembro/Dezembro 2005. Revista Reação publicou longa matéria sobre o Dia, repercutindo o texto da OIT sobre o tema de 2005: “Direitos das Pessoas com Deficiência: Ações em Desenvolvimento”.

  1. ONU anunciou o tema do ano: “E-Acessibilidade”.
  2. ONU anunciou o tema do ano: “Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência”
  3. ONU anunciou o tema do ano: “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Dignidade e Justiça para Todos”.
  4. ONU anunciou o tema do ano: “Tornando Inclusivos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Empoderamento de Pessoas com Deficiência e suas Organizações ao Redor do Mundo”.

Setembro/Outubro 2009. Nº 70 da Revista Reação publicou uma longa matéria minha intitulada “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e Filosofia da Inclusão”, divulgando o tema de 2009 para o Dia.

  1. ONU anunciou o tema do ano: “Mantendo a Promessa: A Deficiência Incluída nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio rumo a 2015 e Além”.
  2. ONU anunciou o tema do ano: “Juntos para um Mundo Melhor para Todos: Incluindo Pessoas com Deficiência no Desenvolvimento”
  3. ONU anunciou o tema do ano: “Removendo Barreiras para Aumentar uma Sociedade Inclusiva e Acessível para Todos”.

26/04/2013. Revista Reação publicou matéria da ONU, que anuncia o tema de 2013 para o Dia: “Quebrem Barreiras, Abram Portas: Por uma Sociedade Inclusiva para Todos”.

Novembro/Dezembro 2013. Revista Reação publicou no nº 95 a longa matéria de Wiliam César Alves Machado, intitulada “3 de Dezembro: Dia Internacional – Luta Incansável para Pessoas com Deficiência”.

  1. ONU anunciou o tema do ano: “Desenvolvimento Sustentável: A Promessa da Tecnologia”.
  2. ONU anunciou o tema do ano: “Assuntos Inclusivos: Acesso e Empoderamento de Pessoas com Todas as Capacidades”.
  3. ONU anunciou o tema do ano: “Atingindo os 17 Objetivos para o Futuro que Desejamos”
  4. ONU anunciou o tema do ano: “Transformação em Direção à Sociedade Sustentável e Resiliente para Todos”.

Outubro 2018. ONU anunciou o tema do ano: “Empoderando Pessoas com Deficiência e Assegurando a Inclusividade e a Igualdade”.

11/10/2018. Revista Reação publicou a matéria minha sobre o tema de 2018 para o Dia, destacando, entre outros pontos, o lançamento do documento sobre a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas baseadas em evidência, intitulado “Principal Relatório da ONU sobre Deficiência e Desenvolvimento / 2018 / Realizando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável por, para e com pessoas com deficiência”, do Secretário-Geral da ONU.

  1. ONU anunciou o tema do ano: “Promovendo a Participação de Pessoas com Deficiência e da sua Liderança: Tomando Medidas sobre a Agenda do Desenvolvimento 2030”

27/11/2019. Santa Causa Boa Ideias & Projetos publicou em seu portal uma longa matéria sob o título “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência destaca os Desafios da Participação e da Liderança”

Novembro 2020. ONU anunciou o tema do ano: “Construindo de Novo Melhor um Mundo Pós-covid-19 Acessível, Sustentável e que Inclua a Deficiência”

3/12/2020. Revista Reação promoveu uma live chamada “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Comemorações e Conquistas”, com os convidados Romeu Sassaki, Suely Carvalho de Sá Yanez, Kica de Castro e Geraldo Nunes, além de Ana Paula Navarrete (intérprete da Libras), Abrão Dib Jr. e Rodrigo Rosso (apresentadores).  

 

Minha interpretação sobre o tema de 2020:

 

Nós ― todas as pessoas que estamos acompanhando o trabalho da ONU desde antes de 1992 (ano em que foi instituído o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência) e depois de 1992  ―  já havíamos começado a construir a partir de 2006 (ano em que a Assembleia Geral da ONU adotou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência) um mundo acessível, sustentável e que inclua a deficiência.

Mas, em março de 2020, veio a covid-19, que impactou e dificultou essa construção repentinamente.

O tema de 2020 é um encorajamento para que não abandonemos a construção, por pior que seja a atual situação imposta pela pandemia. Daí o termo “de novo melhor”, que significa “continuar de modo melhor”. O termo “pós-covid-19” não se refere a “depois que a covid-19 acabar definitivamente”. Ele se refere ao “momento atual, real, em que a covid-19 ainda existe sem previsão de data para acabar”. Então, deste final de 2020 até 3/12/2021, vamos continuar construindo (desta vez melhor) o sonhado mundo acessível, sustentável e que inclua todas as pessoas com deficiência !!!

 

  • Romeu Kazumi Sassaki é consultor de inclusão social e membro da Associação Nacional do Emprego Apoiado.

                                                E-mail: romeusassaki@gmail.com 

Font Resize