Inovações em Reabilitação: Avançando nas Ciências da Reabilitação e suas Aplicações

* Por Dra. Maria de Mello

A necessidade de reabilitação surge quando uma pessoa experimenta uma limitação no desempenho de suas funções associada a uma condição de saúde, aguda ou crônica, que leva à experiência de incapacidade a curto prazo ou ao longo da vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas têm dificuldades funcionais, sendo que 92% da carga global de doenças pode se beneficiar de recursos de reabilitação.
Na última década, houve um aumento substancial na demanda por reabilitação e espera-se que esta demanda aumente nos próximos anos. Isso se deve, principalmente, ao aumento da expectativa de vida ao nascer, ao aumento global da expectativa de vida e da carga de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), comorbidades e a pandemia do COVID 19.
Pela complexidade do tema, em 2017, os membros da OMS reuniram-se com representantes governamentais, estudiosos, usuários e demais interessados para discutir estratégias de ação coordenada mundial e estabelecer compromissos conjuntos, para elevar a reabilitação como estratégia de saúde relevante para toda a população.
A proposta pretende dar conta das metas do desenvolvimento sustentável, afiançando o continuum de cuidados para “[…] garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades”.
Assim, publicou-se o relatório Rehabilitation 2030:  A Call for Action, objetivando atentar para o aumento na procura por serviços de reabilitação e a necessidade de ações globais que fortaleçam a reabilitação nos sistemas de saúde. Portanto, é urgente que inovemos!  Que busquemos soluções criativas e sustentáveis para a demanda de reabilitação da população!
Esse curso tem como objetivo abordar os conceitos, fundamentos e processos de inovação aplicados no desenvolvimento de produtos e serviços em Reabilitação.  Esse curso vai contribuir para você transformar a sua organização e a si mesmo!

Para quem é o curso?

Para todos os profissionais e estudantes que têm interface com o mundo da Reabilitação (gestores, profissionais de saúde, fornecedores, fontes pagadoras (inclusive SUS), entre outros.

Conheça sua mentora:

* Dra. Maria de Mello, Pós Doutora em Ciências da Reabilitação, University of