Instagram lança função de acessibilidade que “lê” as fotos para pessoas com deficiência visual

O Instagram anunciou novos recursos de acessibilidade para pessoas com problemas de visão. A rede social agora usa inteligência virtual para criar uma descrição detalhada das fotos, que é lida por leitores de tela, como o Voice Over do iPhone (iOS) e o TalkBack do Android. Além disso, caso queira, o usuário pode adicionar a sua própria legenda alternativa nas configurações avançadas de publicação. Confira como usar a nova ferramenta de acessibilidade do Instagram para tornar as suas fotos mais acessíveis a pessoas com deficiência visual:

Passo 1 – Abra o Instagram e toque em “+” para criar uma nova publicação. Escolha uma foto e toque em “Avançar”, no canto superior direito;

Passo 2 – Caso queira, escolha um filtro e faça as edições desejadas. Avance novamente e, na próxima tela, toque “Configurações avançadas”;

Passo 3 – Toque em “Escrever texto alternativo” e descreva a sua foto. Por fim, toque em “Concluir” e proceda com a publicação.

Pronto ! Vale lembrar que a legenda alternativa não aparecerá na sua foto e apenas poderá ser lida pelas ferramentas de acessibilidade do celular.