Instituída, em São Paulo, a Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio

A Lei Estadual paulista nº 17.291, sancionada em 06 de outubro de 2020, institui, em todo o estado de São Paulo a Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio.

A lei foi originada após a aprovação do Projeto de Lei nº 1186/2019, de autoria do Deputado Estadual Adalberto Freitas/PSL.

Com isso, a partir da sanção, na semana que compreendi o dia 24 de outubro, passa a ser comemorada, anualmente, a Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio.

De acordo com a nova legislação o objetivo é dar visibilidade à gravidade da Síndrome Pós-Pólio; contribuir com a sensibilização do tema disseminando informações sobre a importância da vacinação; e promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde que atendem os casos de Síndrome Pós-Pólio.

A data prevista na lei sugere que poderá ser celebrada com reuniões e palestras contando com a presença de profissionais da área da saúde e entidades ligadas às pessoas com a Síndrome Pós-Pólio para aumentar a conscientização, bem como promover a divulgação de informações sobre a enfermidade e suas consequências na vida do indivíduo.

“Neste 2020 a Associação G-14 vai promover na Semana de Conscientização da SPP o IV Encontro Internacional de Sobreviventes da poliomielite do dia 20 ao dia 23 de Outubro e o III Simpósio Internacional de Síndrome Pós Pólio no dia 24/10 sob a coordenação da Unifesp/Neuromuscular”, afirma Andrea Rosana Silva, Presidente da Associação G-14 de Apoio aos Pacientes de Poliomielite e Síndrome Pós-Pólio.

Mais informações podem ser obtidas no www.pospolio.org.br

Font Resize