Instituto Humanus desenvolve projetos de máscaras transparentes e esterilizadores de roupas com tecnologia assistiva para pessoas com deficiência

MULHER COM MARCADA TRANSPARENTE

Utilizando as ferramentas do “Design Universal ou Design para todos” e pensando na proteção e inclusão das pessoas com deficiência, o Instituto Humanus desenvolveu a “Transparent Mask”, projetada inicialmente para atender os indivíduos com deficiência auditiva, que dependem da expressão facial e leitura labial, no processo de comunicação através da interpretação de libras. Já as linhas de esterilização “UV Limp” e “UV Clean”, são compostas por cabines e armários em formatos variados que higienizam e esterilizam cadeiras de rodas, muletas, próteses, objetos e equipamentos em alguns minutos; auxiliando e otimizando o tempo, com segurança, no combate à pandemia do coronavírus.

Transparent Mask – Adequando praticidade e proteção com a saúde, foram projetadas para oferecer omelhor custo benefício em sustentabilidade, durabilidade, praticidade na higienização e, também, segurança por permitirem a identificação facial do usuário. Além disso, atendem às pessoas que sentem dificuldades no uso constante de máscaras de tecido, principalmente os alérgicos; pois não pressionam as narinas e não soltam fibras como as de tecido, que após constantes lavagens, comprometem a sua eficiência.

De fácil ajuste, permite a utilização de óculos, sem embaçar, unindo proteção e conforto. O material transparente e leve dá maior amplitude no campo de visão, além de devolver a autoestima; pois possibilita a utilização de maquiagem.

Desenvolvida em PVC especial ou PET, com espessura de 0.40 mm, resistente a impactos. Possui dois filtros laterais com carvão ativado (o mesmo utilizado nas máscaras hospitalares N99) que proporcionam uma melhor respiração livre de impurezas; executando filtragem e tratamento que impedem a passagem do vírus da Covid-19, além de outros germes e bactérias transmitidas pelo ar.

As máscaras serão comercializadas em kits que acompanham um refil de filtros com carvão ativado que devem ser trocados a cada quinzena, um frasco com líquido higienizador antifog, além de um lenço aplicador para sua higienização interna.

UV Limp e UV Clean – Pensando na necessidade de desinfecção das cadeiras de rodas, bengalas, muletas, andadores, próteses, roupas e acessórios, o Instituto Humanus desenvolveu, em parceria com seus associados, a linha de cabines e armáriospara higienização e esterilização “UV Limp” e “UV Clean” capazes de eliminar até 99,9% das bactérias, germes, fungos e vírus; garantindo saúde e proteção. Todo o processo é a seco, sem utilização de produtos químicos, que garantem a integridade dos produtos através da ação de lâmpadas ultravioletas germicidas. Sistema testado e aprovado por organismos nacionais e internacionais.

“A ideia de desenvolver estes dois produtos nasceu no final de fevereiro deste ano. Para a “Transparent Mask”percebemos que as pessoas com deficiência auditiva teriam seu processo de comunicação limitado pelo ruído visual provocado pelo uso de máscaras de tecido, que de maneira geral impossibilitaram a interpretação labial e facial. Esta iniciativa também foi ao encontro das atuais discussões levantadas pelos senadores Mara Gabrilli e Romário, que vêm alertando para a necessidade de inclusão das pessoas com deficiência auditiva” para o desenvolvimento de máscaras transparentes para facilitação da comunicação. Elas também são eficientes para profissionais e empresas que prezam pela boa comunicação visual como ferramenta de atendimento comercial. Já os sistemas “UV Limp” e “UV Clean” para esterilização, surgiram da análise da situação em que as pessoas com deficiência física sofriam riscos iminentes de danos às suas cadeiras de rodas, próteses, objetos e produtos de uso pessoal nos métodos convencionais de higienização com álcool em gel ou álcool 70%. Além disto, a linha de produtos “UV Limp” “UV Clean” podem proporcionar aos lojistas segurança e proteção de funcionários e clientes na esterilização de objetos e roupas em até cinco minutos após cada prova ou manuseio”, comenta Rodolfo Sonnewend, presidente do Instituto Humanus.

Ação Social

Um percentual de todo o resultado das vendas dos produtos “Transparent Mask” será revertido em máscaras que serão doadas para as mais diversas entidades que tratam as pessoas com deficiência auditiva; além de cinco por cento das vendas das linhas “UV Limp” “UV Clean” serão revertidas ao Instituto Humanus para a manutenção de projetos e novas campanhas da entidade.