Instituto Jô Clemente divulga vídeo com pedido de um bebê aos pais ainda durante a gestação

O Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo, promoveu desde o início do mês, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), Sociedade Brasileira Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert), a 5ª edição da Campanha Junho Lilás, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do Teste do Pezinho Ampliado, uma coleta de sangue do calcanhar do bebê que deve ser feita entre os 3º e 5º dias de vida. E para celebrar a iniciativa, a Instituição lança o vídeo da campanha . Com narração da atriz e apresentadora Maisa Silva, que cedeu voluntariamente a sua voz para a causa, o filme traz o conceito #OMeuPrimeiroGrandePasso, criado pela agência KZ Inteligência em Comunicação, responsável pela produção de todas as peças publicitárias do Junho Lilás deste ano. Assim como Maisa, a agência cedeu voluntariamente os direitos da campanha ao IJC.

A edição 2021 de Junho Lilás tem como foco mostrar a importância do Teste do Pezinho Ampliado, oferecido gratuitamente na rede pública de saúde do município de São Paulo desde dezembro de 2020, quando teve início a ampliação gradativa de seis para 50 no número de doenças cobertas. Já o Teste Básico, oferecido na maior parte do Brasil, detecta seis doenças. Em maio, foi sancionada a Lei 14.154/2021, que amplia para 53 o número de doenças da Triagem Neonatal via Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. A Lei, que deve entrar em vigor dentro de um ano, prevê a ampliação em cinco etapas.

Com a hashtag #OMeuPrimeiroGrandePasso, a campanha busca aumentar o conhecimento da sociedade sobre o tema. “Nosso foco este ano é orientar a sociedade sobre a necessidade de se fazer o Teste do Pezinho Ampliado para o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras, que demandam intervenções clínicas e tratamentos específicos”, afirma Daniela Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente. Segundo ela, “o primeiro grande passo de um bebê é o diagnóstico precoce de doenças que podem ter sequelas gravíssimas se não tratadas em tempo hábil por uma equipe especializada e com todos os recursos clínicos necessários, por isso, o sistema de saúde deve oferecer a triagem e o acompanhamento adequado, assegurando que todos tenham acesso a uma rede completa de cuidados”.

Além de Maisa Silva, outros famosos também estão engajados no Junho Lilás deste ano, como a apresentadora Michelle Giannella, a atriz Thalita Younan, a cantora Luiza Possi e a jornalista Maria Cândida, que receberam camisetas da campanha e estão produzindo vídeos para postarem em suas redes sociais, reforçando a causa.

Alguns profissionais da área de saúde também postaram e estão produzindo e postando vídeos nas redes sociais sobre a campanha, usando a camiseta do Junho Lilás, como a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora oficial de Saúde do IJC, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, SBTEIM e Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros.

https://www.youtube.com/watch?v=gaWeknCPXKw&authuser=0