logo revista reação
Pesquisar

João Maia, fotógrafo cego brasileiro, terá exposição em Paris

Por: Marcos Neves

Depois de realizar exposições de seus trabalhos em São Paulo/SP e outras cidades, chegou a vez de Paris, capital da França. A Exposição fotográfica ‘4 Sentidos 1 Visão’, do fotógrafo cego João Maia, está sendo realizada na prestigiosa universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne de 2 a 26 de abril, e conta com a chancela oficial do Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024.

As fotos da exposição foram minuciosamente escolhidas pelos alunos da Escola de Economia da Sorbonne. Elas ilustram o trabalho de João realizado nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, 2016, e de Tóquio, 2020, abrindo o caminho para o que suas lentes irão capturar em Paris 2024. A audiodescrição das imagens foi realizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, onde João Maia faz parte do conselho curador e atua como representante na cobertura das Paralimpíadas.

O momento áureo de todo atleta é a participação nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos. João Maia, como ex-atleta paralímpico, possui uma percepção extraordinária capturada através de suas lentes.

Cada clique da câmera de João Maia é uma manifestação de sua percepção sensorial aguçada e sua paixão inabalável pela arte da fotografar o esporte.

Seus sentidos se fundem em harmonia enquanto ele explora o mundo ao seu redor, usando o tato para moldar a composição, a audição para captar os sons que complementam a imagem e a intuição para selecionar os ângulos perfeitos, em que sua única visão, é a visão do coração, a visão do amor ao esporte.

A exposição é gratuita, no prédio de Economia de 2 a 26 de abril, das 9h às 18h, na Maison des Sciences Economiques (MSE), espaço convivial do 2° andar, na Universidade de Paris- Sorbonne.

Que orgulho para todos nós brasileiros. Parabéns João !

Pular para o conteúdo