Lançado aplicativo “Vamos ao Dentista” para auxiliar crianças com TEA na higiene bucal

app auxilia crianças com TEA
Foi lançado um aplicativo gratuito, inicialmente apenas para iPad, para auxiliar crianças autistas a cuidar da higiene bucal e a se habituarem com o processo de consulta ao dentista.  O conteúdo está disponível em português, inglês e espanhol.
A ideia é facilitar essa atividade tão difícil para alguns. O aplicativo mostra imagens reais de crianças em tarefas usuais no dentista, com narração e explicação das situações que podem ser encontradas durante o desafio de ir pela primeira vez ao consultório para um tratamento, além de trazer vídeos ilustrativos de situações comuns no consultório e durante a escovação dos dentes, afirma Adriana Zink, cirurgião dentista, especialista em odontologia para pacientes com deficiência.
O aplicativo é o resultado da tese de doutorado da cirurgiã dentista. O projeto teve a colaboração do prof Dr Eder Molina, pai de um menino com autismo que desenvolveu o protótipo. O resultado do trabalho foi publicado em uma revista internacional na área de odontologia.
O app foi aperfeiçoado por voluntários para alcançar a distribuição gratuita.
“A intenção é  melhorar a comunicação do autista com o dentista e minimizar as intervenções com sedação e anestesia geral”, afirmou a doutora Adriana Zink.
Também está disponível para consulta uma cartilha – link em anexo, com materiais estruturados para ensino de higiene bucal para autistas.