Lançado em Santa Catarina, o manual cuidados de pessoas com lesão medular

Foi lançado pela Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina -SES/SC,Centro Catarinense de Reabilitação – CCR e Centro Especializado de Reabilitação – CER II o MANUAL CUIDADOS DE PESSOAS COM LESÃO MEDULAR.


O trabalho foi organizado por Adriana Dutra Tholl, Danielle Alves da Cruz, Natália Aparecida Antunes e Thamyres Cristina da Silva Lima. 
Trata-se de um manual informativo destinado às pessoas com lesão medular (LM) e suas famílias. Tem o objetivo de orientar pessoas com LM para o autocuidado e as famílias para o cuidado assistido no cotidiano do processo de reabilitação, de modo a estimular a sua adaptação ao novo ritmo de vida e ao cultivo de hábitos e atitudes que promovam qualidade de vida.

Em capítulos temáticos serão apresentadas informações e orientações para a prevenção de complicações, melhora da funcionalidade e adaptação para uma vida bem relacionada com o meio ambiente em que vivem.

De acordo com Wilian Machado, Enf. Prof. Dr. UNIRIO – CoAutor da obra, é um importante instrumento de cuidado para promoção da qualidade de vida dessas pessoas.  

Faça o Download do MANUAL Clicando aqui