Lazer adaptado

Lei determina que parte de espaços públicos esteja adaptada para o público com deficiência ou mobilidade reduzida.A medida foi publicada no Dia Oficial em 12 de maio, mas já era esperada há muito! Espaços públicos que tenham brinquedos equipamentos de lazer deverão ter 5% desse material adaptado para pessoas com deficiências, inclusive visual.

“Devem ser adaptados e identificados, tanto quanto tecnicamente possível”, diz a lei.  A medida altera a Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/2000) e dá 90 dias para que as determinações sejam cumpridas.

Parque adaptado em Recife

Em abril, um parque totalmente acessível foi inaugurado na zona norte da capital pernambucana. São sete brinquedos compostos por recursos lúdicos e feitos em materiais ecologicamente corretos.

Os equipamentos permitem que as crianças brinquem de forma segura. A estrutura também ajuda a ampliar experiências motoras, cognitivas e sensoriais. Alguns brinquedos presentes no parque são: Espelho Caleidoscópio, Flores Falantes, Girassol Oscilante, Trepa-Trepa, um balanço com cadeira especial e um escorregador adaptado para cadeira de rodas.