Livro apresenta diversas estratégias para inclusão das pessoas com deficiência

A aproximação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, intensifica a expectativa sobre a decisão da corte do STF (Superior Tribunal Federal) sobre a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE) instituída pelo decreto presidencial 10.502/2020, que prevê a matrícula de crianças com deficiência em classes e instituições especializadas, segregando esses estudantes.

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Atualmente suspensa e aguardando decisão prometida para até o fim deste ano pelo ministro Dias Toffoli, a política que ameaça a educação inclusiva no Brasil foi anunciada em setembro do ano passado, quando o isolamento social imposto pela pandemia da COVID 19 já castigava duramente os alunos com deficiência sem recursos mínimos de acessibilidade pedagógica no sistema de ensino remoto.

Foi a preocupação com os impactos causados pelo distanciamento social no processo educacional das pessoas com deficiência que mobilizou as autoras a registrarem a trajetória do Instituto Paradigma, fundado pela professora Luiza Russo em 2003, compartilhando as experiências embasadas pelas metodologias adotadas em seus projetos.

Publicado pela editora Palavra Bordada, o livro A Inclusão da Pessoa com Deficiência retrata a trajetória histórica da educação especial e da legislação específica brasileira, onde se pode acompanhar a construção dos fundamentos da educação inclusiva, assim como a da representação social das pessoas com deficiência, que evoluiu do caráter assistencialista ao emancipatório nas últimas décadas.

Especialmente direcionado ao processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência, a obra elucida os principais conceitos a partir da psicologia sócio-histórica, desconstruindo a visão biológica sobre a interpretação da deficiência. No capítulo final, as autoras ainda sugerem atividades voltadas para cada dimensão do trabalho (no ambiente escolar, nas empresas e nas comunidades), subsidiando e instigando as discussões acerca da inclusão social.

Em um momento político tão delicado, o livro aponta a inclusão em todas as dimensões da aprendizagem e do desenvolvimento na infância, adolescência e vida adulta, do processo de inclusão econômica pelo trabalho formal ou empreendedorismo; além da vida comunitária, em família e sociedade.

Sobre o Instituto Paradigma

Fundado em 2003 pela Professora Luiza Russo, o Instituto Paradigma é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua na defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

Desde 2007, o Instituto é membro do Pacto Global e define suas estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030.

O Instituto atuou também como membro do Comitê criado pela ONU para a elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, contribuindo tanto no processo de interlocução técnica durante as seções de trabalho na ONU quanto na articulação e disseminação de seu conteúdo em âmbito nacional. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência trouxe um novo paradigma para a inclusão: Nada sobre nós, sem nós.

Sobre as Autoras

LUIZA RUSSO

Diretora Executiva do Instituto Paradigma. Pedagoga; Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP); foi bolsista do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), aprofundando seus estudos no Departamento de Educação Especial em Boston College Massachusetts – USA; concluiu o MBA em Recursos Humanos na Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), buscando desenvolver suas habilidades de gestora.

Sua carreira profissional foi compartilhada entre a atuação acadêmica como professora universitária, e a ação empreendedora na área social. Fundou em 1991 a Associação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente (ABAED) – que se transformou, em 2005, no Instituto Paradigma.

LUIZA PERCEVALLIS PEREIRA

Luiza Percevallis Pereira é consultora do Instituto Paradigma, atuou na coordenação de projetos de inclusão de pessoas com deficiência, em redes públicas de ensino municipal. É formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo- USP, é Mestre em educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Nas cidades de São Paulo, Lençóis Paulista e Bauru exerceu o cargo de Professora em Escolas Públicas de Ensino Fundamental Municipal e Estadual e também no SESI.
Assumiu os cargos de Vice-Diretora, Coordenadora Pedagógica e Supervisora Escolar, na Cidade de São Paulo, vinculada a Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. Realizou trabalhos de consultoria técnico-educacional sobre Projeto Político-Pedagógico no Instituto Paulo Freire e instituições privadas e sobre Educação Inclusiva e Sala de Leitura em Escolas Públicas, Particulares e Organizações do Terceiro Setor.

 

 Serviço

Livro: A Inclusão da Pessoa com Deficiência

Lançamento: 25 de Novembro de 2021

Horário: 19h

Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi