Livro de receitas !

Vamos ao Bolo Pão de Ló:

Ingredientes: 3 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite, 1 colher de fermento em pó, 2 xícaras de açúcar, …

Modo de fazer: Bata as claras em neve e junte as gemas. Em seguida, junte..
Receita de bolos, tortas, doces ou salgados seguem regras básicas para serem feitos.
Mas…será que com seres humanos, na área da Reabilitação, também funcionam 100% ?
Existe um livro de receitas para a Reabilitação ?

Considerando que somos seres humanos na sua totalidade/especificidade bio-psico (emocional)-social-espiritual, podemos refletir sobre essa questão em muitas vertentes.
Existem regras básicas para fazermos um bolo, por exemplo, como também no atendimento na Reabilitação ou em diversas áreas de atuação na nossa vida (relacionamentos, outros). Porém, existe algum livro de receita pronto ?

     Um caso na Reabilitação

 

“José”, um rapaz alegre, comunicativo, com deficiência visual congênita, morando com os pais, iniciou o processo de Reabilitação com o objetivo de adquirir autonomia nas atividades da vida diária. O desejo principal dele e da família nessa procura (e até da instituição) era que pudesse fazer o seu próprio leite com achocolatado sozinho. A expectativa era grande. A estimativa deles era que em apenas um ou dois atendimentos em Terapia Ocupacional – TO, já adquirisse essa autonomia. Porém, havia um comprometimento motor e outros comprometimentos que precisariam ser trabalhados para esse fim. Essa condição foi informada para todos. O rapaz compreendeu e foi dado o início de todo o processo de atividades para esse objetivo, sendo utilizados jogos adaptados, exercícios relacionados à estimulação do tato, coordenação motora fina, lateralidades e outras atividades próprias da TO.

Nesse processo, o maior desafio foi lidar com a ansiedade da família (e até da própria instituição). Essa expectativa, em muitos momentos, causou transtornos emocionais no rapaz, pois ele se sentia incapaz de corresponder às expectativas dos outros, prejudicando sua evolução. Foram necessárias algumas intervenções para que ele mantivesse sua autoestima e respeitasse seus tempo de aprendizado, seus limites (que estavam sendo rompidos a cada dia) e fosse respeitado por isso.
O Livro de Receitas para ele foi ele mesmo.

Existiram direcionamentos, programas básicos, técnicas… Porém, a fórmula estava nele.
Massa pronta ? Massa semi-pronta ?

Cada ser humano traz consigo seus ingredientes. O “sal” de um pode ter doses diferentes do outro. O outro já é doce e outro não traz ingredientes suficientes.
Para cada um existem possibilidades que na prática temos que dosar, medir, ajustar, acrescentar, produzir… mas, tendo como base o respeito com o tempo e as características de cada um.

A quantidade de ingredientes e tempo de cada um não são os detalhes, mas são bases importantes para que se faça “um bolo”.

Ahn… e após alguns meses “José” e eu bebemos juntos em uma caneca um delicioso leite com chocolate.

Existe livro de receitas para essa finalidade ?

 

A resposta está dentro de cada um.

 

“Há tempo para todas as coisas.” (Salomão)


Font Resize