Lygia Ballet e o aprendizado com jovens Downs

Olá, pessoal ! Conversei com a bailarina e professora de dança Lygia Maria Mascaro de Oliveira, que dança desde os 4 anos de idade. Ou melhor, como ela mesma diz, nasceu dançando. Transcorreu sua infância no balé e obteve formação em balé clássico, jazz, sapateado americano e flamenco.

Lygia começou a trabalhar com 15 anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo/SP, onde era aluna do colégio. Pediu à diretora para dar aulas de balé para as meninas e o projeto foi um sucesso !

Posteriormente, convivendo com Rodrigo Botoni, seu vizinho com Síndrome de Down, começou a ver um mundo especial e encantador. Ele estudava na ADID –Associação para o Desenvolvimento Integral do Down e, assim, deu início a um trabalho de dança nessa escola com todos os desafios possíveis. Dedicou-se a esse trabalho por 10 anos. A ADID foi um projeto de aprendizado em cada aula, foi um período em que conseguiu realizar trabalhos maravilhosos com os alunos. Minha aluna de musicoterapia, a Daniella Lamin, que também é down, frequenta a escola de Lygia desde 2010, fazendo os cursos de jazz, sapateado e flamenco. A inclusão de Daniella despertou nas alunas um carinho todo especial. Além disso, o aprendizado que a Dani passa para elas realmente é uma experiência incrível.

A experiente bailarina ainda tem um sonho a realizar: fazer cursos de flamenco na Espanha e sapateado nos Estados Unidos.

Tive a oportunidade de assistir a uma apresentação de final de ano em um teatro de colégio e foi lindo.

Lygia Ballet está em São Paulo há 42 anos mostrando a arte da dança e já realizou muitos sonhos com seus espetáculos e alunos. Se você quiser aprender a dançar, entre em contato: lygiaballet@terra.com.br

Parabéns pelo excelente trabalho e boa sorte sempre !

 


Font Resize