Mais de 400 atletas disputarão a regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa em Vitória

Segunda etapa regional da temporada 2020 será sediada na capital do Espírito Santo neste fim de semana

 

O Circuito Brasil Loterias Caixa chega a Vitória neste fim de semana, de 8 e 9 de fevereiro, com as disputas de atletismo e natação entre mais de 400 atletas de 11 estados do país.

 

Realizado desde 2005, o Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Considerado o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação, a competição é composta por quatro fases regionais e duas nacionais, e tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país, a partir dos 14 anos. Em 2019, o Circuito reuniu mais de 2.000 atletas de todo o país.

Em Vitória, o corredor Yagonny Sousa, que faturou a prata nos 1.500m da classe T46 nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e a nadadora Dayanne Silva, prata nos 50m borboleta da classe S6, também em Lima, serão alguns dos destaques entre os competidores. Além dos atletas dos três estados da região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), a etapa regional Rio-Sul também receberá competidores do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Em 2019, esta fase do Circuito Brasil Loterias Caixa foi realizada na capital paranaense, Curitiba, e contou com 475 atletas de atletismo, halterofilismo e natação.

No período, a Capital capixaba também receberá o Desafio CPB/CBAt, na tarde desta sexta-feira, 7 de fevereiro. Esta competição é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir e desenvolver a prática conjunta do atletismo e do paratletismo no país. Esta é a terceira temporada em que atletas com e sem deficiência competem juntos com a novidade de que as entidades resolveram descentralizar a disputa. Em 2018 e 2019, as edições do Desafio foram realizadas nas instalações do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A primeira etapa do Circuito Brasil Loterias Caixa 2020 foi a regional Centro-Leste, que ocorreu em Brasília no último fim de semana. Já Recife sediará a etapa Norte-Nordeste nos dias 14 e 15 de março, com as três modalidades (atletismo, halterofilismo e natação), enquanto a quarta e última fase regional acontecerá no CT Paralímpico, em São Paulo (4 e 5 de abril).

“Terminamos no domingo, 2, a etapa Centro-Leste com sucesso absoluto. Já descobrimos novos talentos para o esporte paralímpico e agora temos muita expectativa para a disputa em Vitória que, pela primeira vez, receberá o Circuito Loterias Caixa. Estamos em ano de Jogos Paralímpicos e essas são oportunidades para os atletas que pleiteiam vagas atingirem os índices”, comentou o diretor técnico do CPB, Alberto Martins.

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nas regionais vão garantir participação nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa.

Nas sedes da regional Rio-Sul, o CPB arrecadará alimentos não perecíveis para doar às famílias que sofreram com inundações causadas pelas recentes chuvas no estado.

Imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a fase regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa para identificação.

 

Patrocínios

O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

 

Serviço

Data: 8 e 9 de fevereiro

Cidade: Vitória (ES)

Local

Atletismo – UFES- Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). End: Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES

Natação – CNRAC – Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral. End: Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2100 – Bento Ferreira, Vitória – ES

 

Programação* 

Desafio CPB/CBAt

Sexta-feira (7/02) – 14h30 às 18h