logo revista reação
Pesquisar

Marcos Mion – Quem somos nós ? Uma família abençoada !

Por: admin

Apresentador de sucesso na televisão, ator, diretor, dublador, cineasta, fisiculturista, escritor e empresário. Mion ainda é blogueiro do Portal R7. Estudou Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e cursou Comunicação e Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica Paulista (PUC). Já apresentou e participou de programas como: A Fazenda, Legendários, Bicho do Mato, A Casa e Família Record.

E hoje, mensalmente publica seus artigos na Revista Crescer.

Sua carreira na TV começou em 1999 no seriado da Rede Globo com a dupla Sandy e Júnior. Em 2000 foi para a MTV, onde apresentou Supernova e Piores Clipes do Mundo. Em 2001 fez cinema, no filme “De Cara Limpa”. Em 2001 foi para a Rede Bandeirantes, onde apresentou o programa Descontrole.

Também atuou ao lado de Luciano Huck e Angélica, no filme “Um Show de Verão”.

Casado com a empresária Suzana Gullo desde 2005, é pai de Romeo, 13 anos, Donatella – Doninha de 10 anos, e Stefano – o Tefo, de 9 anos.

Mion conta que a gravidez de Romeo foi bastante difícil. Suzana teve uma gestação de risco e Romeo nasceu prematuro, aos 7 meses e meio. Houve uma diminuição muito rápida do líquido amniótico, que protege o bebê de agressões externas e doenças. O bebê também teve uma luxação congênita na junção do fêmur com a bacia, problema comum em crianças que nascem sentadas. Romeu usou aparelhos de correção, foi operado aos três meses e ficou engessado mais dois, tendo uma excelente recuperação.

Os pais de Mion, que são médicos, logo no primeiro dia de vida de Romeo chamavam a atenção para o garotinho. O bebê nasceu com Transtorno do Espectro Autista. “Eu não tive um minuto de perder o chão, de dúvidas, nada… Ele é o meu filho ! Não interessa como, mas ele me escolheu. Se não fosse por ele, não seria quem sou hoje. Ele exige que eu seja amor puro, porque não aceita meio amor. Se dou um abraço rápido, ele questiona se eu não o amo mais. Ele mostrou que, quando você abraça, você tem que abraçar com totalidade. Não tem essa de ‘me deixa terminar esse trabalho’. Isso é muito bonito”, conta emocionado o apresentador.

Mion, que se tornou escritor, é conhecido por ser extrovertido e apresentar programas de TV animados e agitados. Mas fala com seriedade sobre a decisão de como dar a notícia do nascimento de Romeo. “Nunca escondemos que Romeo faz parte do TEA, só não falamos. Eu sabia o que ia acontecer no momento que eu contasse. Eu sou uma pessoa pública, mas ele não é. Não sabíamos se as pessoas iam ter preconceito. Mas queríamos viver a verdade. Decidimos falar. Romeo virou um xodó e o que surgiu foi uma corrente de amor. Isso só me provou o quanto ele é um anjo”, comenta o pai.

Ele ainda vai mais além: “qualquer criança que pertence ao espectro, seja qual for a especificação, tem uma luz única, diferente e seu caminho é ilimitado ! Peço, de coração, para que os pais nunca parem de acreditar, independente de um rótulo, e estimulem sempre seus filhos ‘especiais’, pois eles têm muito a nos ensinar. Eles só precisam de amor e apoio”, afirma Mion.

O pai do Romeo diz que: “ter uma criança com autismo é se emocionar todos os dias. Pois cada passo dado, cada frase surpreendente que ele manda, tudo vem com um gosto delicioso de vitória ! Dizem que tudo que vale a pena na vida vem com dedicação e dificuldade, baseando-se nisso, todas crianças autistas valem a pena ! Eu e Suzana todos os dias nos cutucamos com alguma coisa que o Romeo fala, pensa ou faz. Aquela cutucada de cumplicidade de quem dividiu uma vida de dedicação e conquista e hoje colhe frutos que foram plantados no mais puro amor”.

O pai coruja fala com naturalidade sobre superação. “Sabe quando você ‘ativa’ o amor e consegue sentir o coração quente enquanto ele emana uma energia de amor ? Já tentou fazer isso ? Juro que dá ! Era sentindo isso que eu o segurava em meus braços e ia acalmando o nervoso que ele sentia. Perdi a conta de quantas vezes e por quanto tempo fiz isso. Mas a dedicação de toda minha família, a minha não aceitação de uma condição, hoje me da o prazer de ter meu Romeo assim comigo o dia inteiro ! Fui parado muitas vezes na rua por pessoas que passam pelo mesmo e que encontraram no meu depoimento a força e motivação pra lutar. E por que tem uma criança ‘especial’ tem que lutar ? Porque a evolução é possível !”, afirma.

Mion diz que recebe muitas mensagens pelas redes sociais sobre a teoria de separar seus filhos para atividades individuais. Comenta que: “Doninha e Tefo, meus dois menores, nasceram em uma casa onde já existia uma criança, o Romeo. Durante alguns anos, já com a família completa, toda a nossa programação era voltada para as vontades e os desejos específicos do mais velho. Até que amadurecessem e tivessem discernimento para reclamar e escolher outra atividade, a do meio e o caçula iam juntos, felizes !”, lembra o pai.

Ele diz que foi descobrindo e respeitando a individualidade dos três que começaram os passeios: “dando a oportunidade de cada um deles ser filho único por um momento, com toda a minha atenção, sem ter de dividir com ninguém ou ter de aceitar atividades em nome dos irmãos. São nesses momentos, toda semana, que conheço realmente a essência de cada um. Eu recomendo isso”, alerta.

Mion conta que Romeo tem atividade física constante. O filho já praticou corrida e agora dança. Em 2018 compartilhou um vídeo pelas redes sociais de uma apresentação do garoto. “Esse vídeo representa tanta coisa…. tanto AMOR, tanta dedicação, tanta evolução, tanta…. vitória”, lembra orgulhoso.

O comandante do reality “A Fazenda” da TV Record, mandou um recado às famílias com filhos com Autismo: “Dançar é dar nossas conexões mais fortes e o mundo inteiro já sabe disso. Literalmente. Não gastem tempo procurando cura, quem precisa de cura são as pessoas que não toleram, não respeitam e não tem compaixão com os anjos que povoam nosso mundo ! Anjos que chegam com diversas nomenclaturas, como autismo, down, XFragil, moebius, rett, aase, entre tantas outras… que Deus abençoe a todos vocês e vossas famílias com amor incondicional, paciência e poder de dedicação. Romeozão, quanto orgulho de você filho ! De tudo que você  representa para milhares de famílias, você veio com uma missão e a minha é ser seu porta voz ! Te amo, meu anjo. Daqui até a lua…”.

Pelo Instagram, Mion já publicou que “Autismo não é uma doença, é uma condição neuro comportamental, isso quer dizer que pode evoluir ou regredir. E uma parte da evolução depende de profissionais capacitados, mas a maior parte, os grandes responsáveis, são os próprios pais”.

Mion já precisou também usar as redes sociais contra o preconceito. Ele e sua família viveram momentos constrangedores no Rio de Janeiro, no aeroporto Santos Dumont. Seu filho não foi respeitado na fila de embarque por conta de suas necessidades. Imediatamente publicou que teve que discutir com o funcionário de uma empresa aérea, para exigir os direitos do filho autista. Questionou o treinamento dos funcionários e recebeu apoio incondicional de seus seguidores. “Até meus amigos mais próximos me perguntam como é viver com uma criança autista. Romeo é assim. Quando ele ri é de verdade, mas quando fica bravo também. Quando chora é porque a lágrima ficou mais forte do que a serenidade, mas quando fica feliz se tremelica inteiro chacoalhando as mãos e pulando de uma forma que é impossível disfarçar. Quando ele ama é por inteiro. E quando não ama, não faz sentido. Quando ele quer é porque necessita e quando gosta de alguém é com a alma. Quando a gente dança o mundo inteiro some e não existe nada mais prazeroso e importante do que o elo formado ali naquele momento ! Dando sentido à frase: ‘dance como se não tivesse ninguém olhando’. Seja qual for a forma que você se conecta com seu filho, faça sempre. No fim do dia verá que, quem precisa muito mais do que ele dessa conexão, é você !”, garante Mion.

“Romeo é meu cantinho de amor puro. Que sorte a minha. Obrigado Jesus Cristo por ter me escolhido para conhecer da forma mais intensa, através do meu filho, representar todas as famílias e o encantador mundo do autismo”, concluiu o apresentador.

Dentre várias manifestações de Mion a Romeo, uma delas no Facebook virilizou 

“Deus me deu um presente.  Fui um dos escolhidos. Somos muitos, mas ainda uma minoria. Se fossemos a maioria, o mundo seria um lugar com muito mais amor incondicional e puro, com mais respeito, paciência e valores. Quem somos nós ? Famílias abençoadas com uma criança “especial”. Sim, nos seus primeiros anos de vida, eu e minha mulher, Suzana, percebemos que nosso filho mais velho, Romeo, é uma criança com dificuldades de desenvolvimento. Demorou algum tempo para termos essa certeza porque ele não se encaixa em nenhum diagnostico e segue evoluindo e aprendendo no seu ritmo. Todos os especialistas dizem que ele não é Autista, não é Asperger, enfim, que ele não é nada além de uma criança que se encaixa na sigla NOS – Not Otherwise Specified, que significa “Sem Outras Especificações”, mas que faz parte do Espectro Autista. E por que é bom ele não se encaixar em nenhum diagnostico ? Porque ele pode ser ele ! Com todo seu potencial, seu jeito único, suas características, vitórias e limitações, e não o que um especialista determine que ele seja. O diagnostico é a maneira mais eficaz de limitar alguém, de não ver sua beleza e singularidade.  

Qualquer criança que pertence ao TEA, seja qual for a especificação, tem uma luz única, diferente e seu caminho é ilimitado ! Peço, de coração, para que os pais nunca parem de acreditar, independente de um rótulo, e estimulem sempre seus filhos “especiais”, pois eles tem muito a nos ensinar. Eles só precisam de amor e apoio. Nós, desde seu nascimento, acompanhamos seu desenvolvimento de perto e buscamos os melhores especialistas no Brasil e fora. 

Sempre sou questionado do porque fiz a segunda base da minha família em Miami e porque passamos tanto tempo aqui. Essa mudança aconteceu, porque aqui encontramos uma especialista que desenvolveu um método com o qual nos identificamos muito, que foi essencial para entendermos a situação e para o Romeo ter as melhores condições para firmar suas bases de desenvolvimento. Foi um perfeito complemento ao trabalho dos médicos e todos profissionais brasileiros que trabalham com a gente. Assim, hoje em dia, Romeo vive uma vida normal, na escola, nas atividades, com família e amigos e é amado por todos que o cercam ! Estes, aliás, os grandes sortudos que, como eu e minha família, tem a felicidade de conviver e aprender todos os dias com um ser humano tão evoluído. Ele é minha maior inspiração como pai, como ser humano.  Como uma vez ele me disse: “Pai, eu sou seu irmão”. Sim filho, você é meu irmão de alma… Meu maior orgulho.”

 

ABRIL AZUL 

Desde o nascimento de Romeo, o pai Mion tem sido responsável em divulgar e abraçar campanhas para falar sobre o assunto. Em seu programa “Legendários”, seus convidados e elenco vestiram roupas azuis para lembrar 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em 2014, durante a campanha, Marcos Mion divulgou uma Carta Aberta para falar do déficit do filho. Em trecho da carta diz que “Deus me deu um presente. Fui um dos escolhidos. Somos muitos, mas ainda uma minoria. Se fossemos a maioria, o mundo seria um lugar com muito mais amor incondicional e puro, com mais respeito, paciência e valores. Quem somos nós ? Famílias abençoadas com uma criança especial”.

“A escova de dentes azul” 

Em 2015 Mion e a esposa Suzana Gullo, pediram aos filhos Romeo, Donatella e Stefano para escreverem uma carta com os pedidos ao Papai Noel. Romeo pediu uma escova de dentes azul. Mion insistiu para que ele pedisse outros presentes, assim como fizeram os outros dois irmãos, mas ele manteve o pedido. “Na noite de Natal ele recebeu o que queria. Abriu o embrulho com uma expectativa tão grande, uma ingenuidade e um doutorado em desapego que, quando o último pedaço de papel revelou sua escova de dentes azul, foi tomado de emoção ! Abaixou a cabeça num alívio e se atrapalhou de tão forte que essa emoção veio. Sim, ele chorou”, disse o apresentador nas redes sociais.

Essa foi a ideia que originou o livro “A escova de dentes azul”, escrito por Mion e publicado pela Editora Panda Books em 2016. A história é contada por Pankeka, a Golden retriever da família. “A relação de Romeo com Pankeka é linda, porque ele tem a pureza dela. Outro dia, eu e a Suzana ficamos com dor no coração de pedir que ele parasse de dividir sua melancia com ela. Com o garfo, comia um pedaço e dava outro”.

Em 2018 escreveu o livro Pai de menina: Para ler ao lado de sua filha e construir uma relação para a vida

toda.FONTES: Revista Crescer, Portal R7 e redes sociais / Crédito: Gy Alvez

Pular para o conteúdo