logo revista reação
Pesquisar

MedUni Vienna e Ottobock recebem Prêmio CDG de Pesquisa e Inovação

Por: Marcos Neves

Por ocasião do 25º aniversário da Christian Doppler Research Society ‘(CDG) austríaca, o Prêmio CDG de Pesquisa e Inovação foi concedido pela primeira vez. 

Em uma entrevista coletiva, a Ministra Federal Austríaca para Digitalização e Localização de Negócios, Dra. Margarete Schramböck, anunciou os vencedores do prêmio, Prof. Dr. Oskar Aszmann, da Universidade Médica de Viena, juntamente com Ottobock CTO Dr. Andreas Goppelt. 

De 2012 a 2019, os premiados pesquisaram, no laboratório de CD associado, a posição e função dos nervos e músculos para controlar intuitivamente os movimentos do braço.

O chamado reconhecimento de padrão usa oito eletrodos para medir os padrões de movimento dos músculos no coto do antebraço e os atribui a movimentos de mão ou pegadas específicas. Quando o paciente pega uma garrafa de água, a unidade de controle de prótese Myo Plus reconhece o padrão de movimento correspondente e dá à prótese o comando para executar a respectiva preensão ou rotação. Isso acontece automaticamente. 

A Ottobock fornece aos usuários o reconhecimento de padrões Myo Plus desde 2019.

O Ministro Federal teve a oportunidade de experimentar o sistema de controle de próteses. O funcionário da Ottobock e ex-para-atleta Patrick Mayrhofer explicou a ela como ela pode mover uma prótese biônica de mão com os próprios movimentos musculares de seu antebraço. Eles também conversaram sobre o dia a dia com sua prótese e como seus dois filhos pensam sobre a prótese de mão.

Mayrhofer sofreu um acidente elétrico em 2008 e decidiu amputar a mão esquerda. Ele foi equipado com a primeira prótese biônica de mão do mundo, chamada ‘Michelangelo’, do Prof Aszmann.

O Ministro Federal Dr. Schramböck enfatizou: “A promoção da cooperação de longo prazo entre negócios e ciência dá uma importante contribuição no caminho para se tornar um líder internacional em inovação e fortalece a Áustria como um local de negócios”. 

O CTO da Ottobock, Dr. Andreas Goppelt, agradeceu o prêmio: “Gostaria de agradecer ao CDG, que deu uma contribuição tão importante para a ciência e a inovação na Áustria por 25 anos. Portanto, estamos ainda mais satisfeitos que nosso parceiro de longa data na MedUni Viena, Prof Aszmann, recebeu o Prêmio CDG de Pesquisa e Inovação junto com a Ottobock! A pesquisa científica fundamental é muito importante para uma empresa inovadora como a Ottobock porque somente o conhecimento dos mecanismos biológicos subjacentes permite o desenvolvimento de novos conceitos e produtos, como o reconhecimento de padrão Myo Plus ou Targeted Muscle Reinnervation (TMR) para próteses de braço. A Ottobock Vienna está intimamente ligada ao laboratório de CDs. Oferece uma oportunidade ideal para buscar novas abordagens que representariam altos riscos econômicos sem financiamento. ”

O CEO da Ottobock Philipp Schulte-Noelle também parabeniza: “Parabéns pelo seu 25º aniversário! Sou muito grato pelo Prêmio CDG de Pesquisa e Inovação. A cooperação de longo prazo com o CDG mostra como a excelência acadêmica e a indústria estão pesquisando com sucesso para o benefício de pessoas com mobilidade reduzida e dando aos usuários a chance de manter ou recuperar sua liberdade de movimento. Isso está firmemente ancorado em nosso DNA e estratégia futura e será continuado junto com o CDG”.

Fonte: www.ottobock.com

Pular para o conteúdo