O serviço reúne informações oficiais e tem objetivo de esclarecer a população e evitar disseminação de notícias falsas
Na última quinta-feira, 26/3, o Ministério da Saúde lançou um novo serviço para ajudar a população a tirar dúvidas sobre o Coronavírus (Covid-19). Chamado Ministério da Saúde Responde, o app é uma parceria entre a empresa Facebook, por meio do Whatsapp, e o Ministério da Saúde, e não gerou nenhum tipo de custo para o Governo do Brasil. O aplicativo pode ser acessado pelo computador ou celular, como explicou o secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
“As pessoas poderão se comunicar com um robô que vai nos fornecer uma série de informações sobre a própria doença, como é que faz a prevenção, as formas de contaminação, tratamento, protocolos de atendimento e, também, sobre fake news. Se for no celular, elas devem cadastrar no celular esse número de telefone: (61) 9938-0031
Ao realizar o cadastro, automaticamente será baixado o aplicativo. Para utilizar o serviço “Ministério da Saúde Responde!”, é necessário incluir o número (61) 9938-0031 entre os contatos do Whatsapp. Se for feito pelo computador, é preciso somente acessar direto na página da Saúde Responde e baixar direto para o computador.
A conta funciona trazendo orientações a partir de temas específicos. Lembrando que é um serviço que utiliza um robô, desta forma, não é possível tirar dúvidas diretamente com um atendente.