Ministra Damares destaca acessibilidade dos canais de denúncia em evento do Mercosul

Após uma reavaliação dos serviços oferecidos pelo Disque 100 e pelo Ligue 180, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) colocou em prática novas formas de denúncia, garantindo acessibilidade para as pessoas com deficiência. O assunto foi destaque no II Seminário Regional Mercosul-CPLP, evento que faz parte da Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH), que contou com a participação da ministra Damares Alves.

“Todo esse período difícil, por conta do coronavírus, veio nos mostrar que precisávamos melhorar o acesso aos canais de atendimento no enfrentamento à violência contra as pessoas com deficiência. Com isso, nossa equipe se empenhou e o número de denúncias cresceu, pois o acesso foi ainda mais facilitado a essas pessoas”, explicou a titular do MMFDH.

Em 2020, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), que é responsável pela gestão dos canais de denúncias, disponibilizou atendimento em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pelo site oficial. A Pasta também passou a oferecer o atendimento dos serviços por webchat.

Presente no evento, o secretário nacional dos direitos da pessoa com deficiência, Cláudio Panoeiro, falou das novas perspectivas trazidas pela pandemia nas relações de trabalho. “A pandemia nos ensinou que existem diferentes maneiras de executar um trabalho, principalmente a partir de meios eletrônicos e do chamado trabalho remoto. Nesse sentido, é importante capacitar as pessoas com deficiência para trabalharem remotamente e ocupar funções de relevo nas empresas”, afirmou.

O II Seminário Regional Mercosul – CPLP foi realizado, de forma virtual, pela Associação Brasileira de Cooperação. Já a A RAADH é um espaço de coordenação intergovernamental sobre políticas públicas de direitos humanos, que acontece uma vez por semestre por iniciativa do Estado que ocupa a Presidência Pro Tempore do MERCOSUL. O Brasil ocupa esta posição em 2021.