logo revista reação
Pesquisar

Mobility & Show 2019: em seu 5º ano, mostra continua proporcionando bons negócios para os expositores e visitantes !

Por: admin

Nem o frio e o vento do final de semana fez com que os negócios esfriassem durante a Mobility & Show 2019 – Exposição de Automóveis, Veículos e Adaptações, Equipamentos e Serviços para Pessoas com Deficiência e Familiares, Idosos e Pessoas com Mobilidade Reduzida. A mostra deste ano se destacou também pelas atrações artísticas de excelente qualidade, pelo esporte na quadra com torneios de futebol e apresentações, e ainda, pelas informações sobre os benefícios para os visitantes.

Este ano a mostra reuniu menos gente que no ano passado. Foram mais de 8.600 pessoas no Campo de Marte, em São Paulo/SP, entre os dias 20 e 22 de setembro. “Com certeza o frio teve sua parcela de culpa na diminuição do público. Sem dúvida, foi um final de semana convidativo para ficar em casa, mas mesmo assim, o público foi fiel e guerreiro… tivemos menos gente, mas o público que foi ao evento manteve a característica de todos os anos: foi um visitante interessado e comprador”, afirma Rodrigo Rosso, organizador do evento.

Mesmo com um público menor, o número de test-drives subiu em relação ao ano passado e superou todas as expectativas. Foram exatos 2.643 ! Isso prova que quem foi ao evento estava animado. “Tivemos este ano, mais carros, mais modelos adaptados à disposição do público para test-drive e muita gente, a maioria, acaba realizando o teste em mais de um, dois ou três modelos diferentes… algumas pessoas até mais. Isso fez com que os nossos instrutores trabalhassem bastante”, conta Rosso.

O evento contou com várias atrações para o público, como óculos que leem textos para pessoas com deficiência visuais ou baixa visão e reconhecem rostos, palestras sobre inclusão, shows, serviços de despachante/isenções e atividades para toda a família. Além disso, este ano a feira veio com brinquedos para as crianças e uma oficina de slime, ambos abertos e gratuitos. “Não parei um minuto… muitas crianças, com e sem deficiência, pais e mães, até os expositores de outros estandes, todo mundo queria aprender a fazer slime e se divertir”, comenta Gui Slime, de apenas 10 anos e o comandante da atração.

            De acordo com Rodrigo Rosso, que também é presidente da Abridef – Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva, a Mobility & Show cresce a cada ano para atender à demanda de uma importante parcela da sociedade e das empresas que atuam no segmento. Motivo este é que a cada edição do evento, mais empresas de segmentos diferentes dentro do universo da PcD vem se juntando aos expositores e oferecendo maior gama de produtos e serviços aos visitantes.

“Desde a primeira edição, em 2015, a Mobility & Show teve crescimento superior a 400 %. A mostra contou este ano com 30 mil m² de área total. Esses dados mostram que há cada vez mais pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida buscando tecnologias para levar uma vida com qualidade. Quanto mais elas conhecerem os seus direitos e as inovações já disponíveis, maiores são as chances de nos tornamos uma sociedade, de fato, mais inclusiva”, destaca Rosso.

No dia de seu encerramento, o destaque ficou por conta da programação esportiva. Pela manhã aconteceu a quarta edição da “Junta e Vai”, corrida de rua que reuniu mais de 4 mil participantes. Todos os corredores doaram lacres de latas de alumínio em garrafas pet, trocados por cadeiras de rodas que foram doadas durante a Mobility & Show 2019.

“O esporte tem papel muito importante na saúde das pessoas. Os exemplos são vários. O quadro de saúde de um corredor cadeirante e com Síndrome de Down melhorou após ele começar a participar de corridas. Essa é, na verdade, a proposta dessa ação: proporcionar qualidade de vida para as pessoas que têm algum tipo de deficiência”, destaca Fernanda Labatti, idealizadora da Junta e Vai.

Outra atração da Mobility & Show foi a palestra do campeão paraolímpico Clodoaldo Silva. O atleta contou sua trajetória de vida, passando pelas dificuldades de um cadeirante até as grandes conquistas da carreira. Ele também destacou a importância da Mobility e Show para a inclusão social.  “Esse evento precisa ser visitado também pelas pessoas sem nenhum tipo de deficiência, para que elas passem a respeitar as pessoas que possuem deficiência. Eu gostaria que a Mobility fosse sempre incentivada para levar essa mensagem de liberdade e de independência para pessoa com deficiência em todas as partes do Brasil”, ressaltou o ex-nadador.

O futebol também foi destaque, com o Torneio Osmar Santos – homenagem ao ex-locutor esportivo que também é o padrinho do evento há 5 anos – para pessoas com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual. A disputa contou com 9 times, entre eles:  Corinthians, Santos, Portuguesa e Juventus da Mooca. Ao fim das partidas, todos os participantes foram premiados com troféu.

“No ano que vem tem mais Mobility & Show em São Paulo/SP e com muitas novidades. A cada ano mudamos o nosso ‘cenário’… esse ano construímos uma super tenda de mais de 4 mil m², onde abrigamos a maior parte dos expositores, num desenho diferente dos anos anteriores. A quadra esportiva e o auditório ficaram em área coberta também. A pista do test-drive ganhou um trajeto mais sinuoso e tivemos atrações infantis. Aguardem as novidades para 2020. Já estamos trabalhando nelas para que o evento não caia nunca na mesmice”, encerra Rodrigo Rosso.

A próxima edição da Mobility & Show deste ano acontecerá em Goiânia/GO – Mobility Goiás 2019 – de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2019.

Pular para o conteúdo