Mobility & Show Ribeirão 2019 reuniu quase 3 mil visitantes em 3 dias de evento no Estádio do Comercial FC !!!

Empoderamento e direitos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida foram temas centrais da feira, que marcou a região no interior paulista

A Mobility & Show Ribeirão 2019, primeira edição da feira realizada fora das capitais estaduais, realizada entre 24 e 26 de maio, no Estádio Palma Travassos – Comercial FC, em Ribeirão Preto/SP, fechou com sucesso sua passagem pela cidade.

O evento proporcionou à população de Ribeirão Preto e região, discussões sobre a importância da pauta de acessibilidade e mobilidade urbana no País, além de incluir shows musicais, atividades para todos os presentes e exposição das mais modernas tecnologias assistivas do mercado, sem falar na exposição de automóveis com isenção de impostos e o test-drive com veículos adaptados de várias marcas numa grande pista no entorno do gramado do estádio.

Ao longo dos 3 dias, a Mobility & Show recebeu mais de 2.650 pessoas, dos mais variados municípios de toda a região e cidade de Ribeirão Preto. O evento contou também com mais de 250 test-drives realizados com veículos adaptados para pessoas com deficiência. “O público conferiu, in loco, automóveis adaptados para atender às necessidades das PcD. Mostramos que a acessibilidade melhorou muito nos últimos anos e que a parcela da população com deficiência ou mobilidade reduzida tem totais condições de elevar sua independência e qualidade de vida em toda a região”, afirma Rodrigo Rosso, realizador da Mobility & Show e presidente da ABRIDEF  – Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços da Tecnologia Assistiva.

“A Mobility Ribeirão superou nossas expectativas. Contamos com a presença de autoridades públicas da região, ilustres personagens do jornalismo e do esporte brasileiro, tecnologias modernas para pessoas com deficiência, palestras e discussões sobre inclusão social, educação inclusiva, empregabilidade, autoestima, dentre outros temas conexos à pauta para PcD e/ou mobilidade reduzida. Também sentimos uma calorosa recepção da população de Ribeirão Preto e cidades vizinhas”, conta Rodrigo Rosso, destacando a presença das montadoras de automóveis e das concessionárias de veículos da região. “Tivemos a presença da GM, Nissan, Fiat, Renault, BMW e Toyota apresentando seus modelos e os visitantes puderam experimentar os modelos na pista de test-drive com os instrutores especializados. Autoescolas e despachantes dando orientação gratuita ao público e clínica médica realizando pré-avaliações foram um dos serviços prestados gratuitamente a todos”, completa.

A mostra contou ainda com adaptadoras de automóveis apresentando os equipamentos para direção e transporte de PcD. Mas sem dúvida, a grande atração foi o óculos da OrCam, tecnologia israelense de última geração que, com um dispositivo acoplado à uma armação de óculos, permite a pessoas com deficiências visuais ou dislexia, consigam ter de volta o prazer de ler, reconhecer rostos e notas de dinheiro, entre outras coisas que devolvem a autonomia no dia a dia para cegos.

A abertura oficial e corte da fita vermelha de inauguração da feira, contou com a presença também do ex-jogador de futebol Julio Cesar, que atuou pelo Corinthians e Seleção Brasileira, que também foi jogador do Comercial de Ribeirão Preto na década de 1980. Julio Cesar ficou surdo aos 30 anos e hoje é pianista clássico, mesmo sem ouvir. Com origens familiares na cidade, o ex-atleta e hoje pianista, embaixador da Mobility, tocou o Hino Nacional na abertura do evento, emocionando a todos.

Atividades esportivas  e palco de shows

Entre outras atrações, o evento recebeu equipes de futebol da ONG Sem Fronteiras, de Ribeirão Preto/SP, que participaram do 1º Torneio ‘Osmar Santos’ de futsal. O ex-narrador esportivo, padrinho da feira, deu o pontapé inicial do torneio. A Mobility & Show Ribeirão também contou com a presença de jogadores da seleção brasileira de Futsal Down e DI, representantes de várias associações.

A grande quadra poliesportiva montada ao lado do campo no estádio também recebeu várias demonstrações de outras modalidades, como goalball e basquete em cadeiras de rodas.

No palco montado junto da praça de alimentação com food trucks, artistas com deficiência da região se apresentaram durante todos os 3 dias de evento. No sábado e no domingo, o que atraiu muita gente foi a Oficina de Slime, comandada pelo garoto paulista de 10 anos, especialista na elaboração e confecção dessa febre entre a garotada de todo o mundo ultimamente. Gui Slime, fez várias apresentações e tanto crianças como adultos, com ou sem deficiência, puderam aprender na prática a fazer, com a mão na massa, essa famosa “geleca” que vem conquistando a todos.

Vagas de emprego e auditório de palestras

Uma outra grande atração foi a participação da Catho, com seu sistema de vagas de empregos para PcD. A empresa fez o cadastramento gratuito para mais de 1000 vagas de emprego dos mais variados perfis e cargos em Ribeirão Preto/SP e cidades próximas, disponibilizadas em seu cadastro e também disponibilizada por empresas expositoras. “Pela primeira vez, uma feira na região ofereceu oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com deficiência”, afirma o organizador.

O auditório de palestras também concentrou muitos interessados nos temas discutidos paralelamente à mostra durante os 3 dias. Organizado pela Biomob, tudo discutido no auditório gerará um documento que será entregue aos candidatos a prefeito de todas as cidades da região para as eleições 2020. Outra iniciativa inédita.